Nove artistas são premiados no 19º Salão Ubatuba de Artes Visuais

Das 75 obras que compõem o 19º Salão Ubatuba de Artes Visuais, 14 artistas se destacaram e foram homenageados e premiados durante a cerimônia de abertura da exposição, que aconteceu na noite desta quarta-feira, 6, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

Trabalhos de pintura, escultura, videoarte e instalações foram avaliados por uma comissão julgadora que elegeu os ganhadores de 2023. Nove artistas receberam premiação em dinheiro e outros cinco participantes foram agraciados com Menção Honrosa.

“Fiquei muito feliz pelo prêmio, é o reconhecimento de um trabalho consistente. Foi uma obra que demandou quase um ano de envolvimento e que se mostra muito atual”, explicou Mariana Vilella, de 48 anos, uma das ganhadoras da premiação honorífica. Esta foi a primeira participação dela no salão de artes visuais, onde expôs “fotos performances” com registros feitos em cidades de Minas Gerais e em Mauá/SP. “Gostei bastante do espaço do teatro para a exposição, realça os trabalhos e facilita a visitação”, concluiu a artista.

A mostra tem entrada franca e ficará aberta todos os dias, das 9h às 17h, até 28 de janeiro de 2024. Apenas no período de recesso para as festas de fim de ano, que compreende de 21 de dezembro ao dia 2 de janeiro, o teatro permanecerá fechado para visitação.

Confira a lista completa dos artistas premiados por categoria:

Premiações Honoríficas (R$ 3,5 mil cada)

Daniel Ribeiro Sayegh (São Paulo)

Mariana Vilella (Ubatuba)

Carolina Colicchio Alario (São Paulo)

Destaques Ubatuba de Obra de Arte (destinado a artistas residentes em Ubatuba – R$ 2 mil cada)

Erica Sanches Ferreira

Katia Guimarães Zirnberger

Prêmios Estímulos (R$ 1,5 mil cada)

Fernando Pimentel (Limeira/SP)

Lizandra (Liz Under) Santos (Araraquara/SP)

Ana Carolina Sant’Anna de Almeida (Salvador/BA)

Isabela de Vita Jaha (São Paulo)

Menção Honrosa (Certificado)

Roseane de Moura Mori (Ubatuba)

Roberta Marcelino Veloso (Ubatuba)

Mara Eliza Cunha (Curitiba/PR)

Juné José Ferreira Junior (São Paulo)

Ana Beatriz (Bia) Serranoni Soares (São Paulo)

Salão recebeu 248 inscrições

O Salão Ubatuba de Artes Visuais busca promover artistas locais e nacionais e incentivar o acesso à cultura para a população. Este ano, o evento recebeu 248 inscrições de obras das mais diversas linguagens, de artistas de Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. No total, oito participantes são naturais de Ubatuba.

Promovido pela prefeitura, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), o salão se tornou referência de artes visuais e plásticas contemporâneas, sendo um dos mais disputados do Estado.