Integrantes do Conselho Municipal de Saúde recebem treinamento

Semestralmente, a Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitações voltadas para os membros do Conselho Municipal de Saúde (Comus), com o objetivo de agregar conhecimento técnico ao grupo. Para tanto, na terça-feira, 5, os integrantes participaram de um curso sobre políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e as principais atribuições dos conselheiros.

O treinamento é realizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) e foi ministrado pela enfermeira Olívia Samersla e por Clarisvan Gonçalves, com formação em Direito e pós-graduação em Direito Sanitário e Saúde Pública.

Gonçalves é morador de São José dos Campos e atua como apoiador do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS) e como integrante do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (CONASEMS). Já Olívia faz parte da equipe da Neps, é enfermeira, pesquisadora, professora, mestra e doutoranda, com especialidade em redes de atenção à saúde e gestão do SUS, dependência química e saúde integral da população em situação de rua e privada de liberdade.

“Achei esclarecedora a palestra, foi didática e muito proveitosa para a gente conhecer mais a história do SUS. Acredito que a cada curso é possível absorver mais informações, principalmente para as pessoas que não trabalham na área da saúde. Com mais conhecimento a gente pode ir mais longe e alcançar mais resultados”, ressaltou Celinaide Garcia, diretora adjunta de Comunicação e Articulação do Comus.

A capacitação foi realizada no Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Postão da Rio Grande do Sul, e contou também com a presença da secretária de Saúde, Ana Cristina Lourenço.

Sobre o Comus

O Comus, órgão responsável por fiscalizar e acompanhar a Política Municipal de Saúde, é formado por 32 membros, entre titulares e suplentes, que representam trabalhadores e prestadores de serviço da área da saúde, bem como organizações da sociedade civil.