Educação realiza encerramento das formações em Libras 2022

A noite de quinta-feira,8, será, literalmente, especial: a Secretaria de Educação de Ubatuba realiza o encerramento das formações em Libras, oferecidas aos profissionais da Rede Municipal de Ensino em 2022. São esperadas, em média, 150 pessoas – entre professores e gestores das escolas. O evento acontece a partir das 19h na sede do Fundo Social de Solidariedade, no Perequê-Açu.

Na ocasião, haverá apresentação do coral de Libras, composto por crianças da Rede, que encenará um teatro musical intitulado “O Rato”, do grupo Palavra Cantada. Já os professores farão uma apresentação da música “Dias Melhores”, da banda de pop-rock nacional, Jota Quest.

As formações são mensais e tiveram início em março. Nestes encontros foram trabalhados tanto temas pertinentes à cultura surda, quanto inserção do idioma Libras, desenvolvendo vocabulário pertinente ao contexto escolar e vida diária, gramática, estrutura da língua, entre outros, sempre de maneira dinâmica e usando o recurso dos jogos LIBRAS+ oferecido pela Secretaria de Educação.

“A iniciativa visa aproximar os professores da Rede com o universo da cultura surda, bem como oferecer um primeiro contato aos alunos com a língua e sua importância para inclusão e acessibilidade”, explicou o coordenador do projeto de Libras da Rede Municipal, Rodolfo Casesque. O incentivo é para que todo o conteúdo trabalhado nas formações seja multiplicado para os estudantes em sala de aula.