
A Seção de Educação Especial da Secretaria Educação de Ubatuba participou do 2º Fórum Educacional do Litoral Norte, realizado na última quinta-feira, 4, no auditório da Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano, em São Sebastião.
O encontro foi promovido pela Unidade Regional de Ensino de Caraguatatuba, em parceria com as Secretarias de Educação dos quatro municípios do Litoral Norte, e teve como tema “Educação Especial e Inclusiva”.
O Fórum contou com a presença de secretários municipais de Educação, representantes do Ministério Público, Conselhos Tutelares, presidentes de APAEs e autoridades ligadas à área da pessoa com deficiência. O objetivo foi ampliar o diálogo entre os municípios, possibilitar a troca de experiências e fortalecer as ações relacionadas à educação especial na região. Um dos assuntos discutidos e com grande relevância para Ubatuba, foi a transição dos estudantes da Rede Municipal para a Rede Estadual de Ensino.
Durante a programação, Ubatuba ainda apresentou o trabalho desenvolvido pela Seção de Educação Especial que, atualmente, atende 649 alunos cadastrados na PRODESP, sendo 411 com Transtorno do Espectro Autista (63%), 65 com deficiência física (10%), 44 com deficiência intelectual (6%) e 126 com demais deficiências (21%).
“Tivemos a oportunidade de apresentar para os convidados como funciona nossa Seção de Educação Especial, valorizando cada profissional envolvido nessa missão tão importante de incluir e ensinar com amor”, destacou a chefe da Seção de Educação Especial, Esmenia Xavier Pinheiro Baeta,
O evento também contou com a apresentação do Coral de Libras formado por alunos do 5º ano da Escola Municipal Marina Salete.
Ao final, foi confirmado que a próxima edição do Fórum, em 2026, será sediada em Ubatuba.