Poder Executivo Municipal

Janeiro Roxo: Saúde prepara ação de prevenção da hanseníase no Calçadão

Janeiro Roxo: Saúde prepara ação de prevenção da hanseníase no Calçadão

Manchas brancas ou avermelhadas com perda de sensibilidade, formigamento, fisgadas ou adormecimento de membros são alguns dos sintomas da hanseníase. Para o combate e prevenção da doença, a Secretaria de Saúde de Ubatuba, por meio da Vigilância Epidemiológica, preparou a campanha “Janeiro Roxo” para informar a população sobre os sintomas e a importância do tratamento precoce que evita transmissão, complicações e deficiências.

No próximo dia 28 de janeiro, será realizada no Calçadão de Ubatuba, região central da cidade, das 9h às 15h, uma atividade de conscientização da hanseníase, com equipes da saúde tirando as dúvidas dos munícipes e realizando busca ativa de novos casos da doença com a aplicação inclusive do Questionário de Suspeição de Hanseníase (QSH).

Causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, a transmissão acontece por via aérea, quando pacientes sem tratamento eliminam os bacilos por secreções nasais, gotículas da fala, tosse ou espirro. A doença acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. As partes mais afetadas são os olhos, as mãos e os pés. As manchas ou feridas podem ocasionar a perda de pelos na região.

A hanseníase tem cura e os medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tempo de tratamento pode variar de 6 a 12 meses. A pessoa com sintomas suspeitos deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para diagnóstico e tratamento adequado.

/* * VLibras */