
Após a restauração da estátua de padre José de Anchieta, a Fundação de Arte e Cultura – Fundart também finalizou a revitalização de dois canhões históricos localizados em frente ao Sobradão do Porto, na Praça Anchieta, região central da cidade. As peças foram recolocadas no espaço público na última semana.
Os canhões permaneceram cerca de 20 dias em manutenção. Nesse período, a equipe da Fundart realizou a limpeza completa, substituiu e recuperou as bases de madeira e aplicou tratamento especial na estrutura metálica para aumentar a resistência contra a ação do tempo.
As peças fazem parte do conjunto histórico do centro de Ubatuba e integram a paisagem do Sobradão do Porto, construído no século XIX.
“Foram alguns dias dedicados a esse cuidado, que exigiu trabalho em equipe, inclusive no transporte das peças, devido ao peso dos canhões. Mas entendemos a importância de ações como essa para a preservação dos espaços públicos e da história de Ubatuba”, destacou o chefe de Manutenção da Fundart, Rodrigo dos Reis.
A iniciativa integra o conjunto de intervenções promovidas pela Fundart em bens históricos da cidade. A restauração da estátua do padre josé de Anchieta contou com o apoio do artista plástico Tiano Mendes, que constantemente contribui com esse tipo de iniciativa promovida pela Fundart, como a pintura da estátua de São Pedro Pescador, no Morro da Prainha e a pintura e limpeza da estátua do “Zé Capão”, juntamente com seu pai, o artista Waldir Vieira Mendes, o “D’Águas” (os artistas são, respectivamente. neto e filho de Zé Capão).