Projeto Pedala leitura realiza primeira saída do ano

Praticar esporte e promover a leitura na comunidade são os objetivos do projeto Pedala Leitura, colocado em prática pela Escola Municipal Nativa Fernandes de Faria, no Sertão da Quina. O primeiro passeio deste ano aconteceu no dia 28 de junho, com a participação 50 pessoas da comunidade escolar, entre alunos, professores, agentes educacionais, parceiros e pais.  foi uma espécie de encerramento do primeiro semestre.

A ação visa proporcionar a utilização da bicicleta como veículo para a observação, exploração, leitura da cidade aos alunos dos quintos anos da unidade e incentivar a mobilidade urbana sustentável por meio da Educação para o Trânsito, tornando as crianças agentes transformadores do ambiente social onde vivem, além de fazê-las conhecer os benefícios da utilização da bicicleta para a manutenção da saúde.

O projeto Pedala Leitura está alinhado com os objetivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com os Temas Contemporâneos Transversais (TCT) e com algumas ODS, objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Agenda 2030.

Em novembro de 2022, o projeto Pedala Leitura ficou entre uma das dez melhores iniciativas nacionais desenvolvidas por escolas como parte do Programa Educação Viária é Vital, promovido pela parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – Detran/SP e a Fundación MAPFRE.