Poder Executivo Municipal

Prazo de resgate vacinal contra HPV de 15 a 19 anos é prorrogado

Prazo de resgate vacinal contra HPV de 15 a 19 anos é prorrogado

A campanha de intensificação para o resgate de adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não receberam a vacina contra o HPV na idade recomendada foi prorrogada até 30 de junho de 2026. Segundo a Vigilância Epidemiolõgica de Ubatuba (Viep), a estratégia é do Ministério da Saúde e estava prevista para encerrar em dezembro, entretanto, a iniciativa seguirá vigente durante o primeiro semestre de 2026 devido à baixa adesão da faixa etária.

A prorrogação amplia a possibilidade de alcançar jovens que, por diferentes motivos, não conseguiram se vacinar entre os 9 e 14 anos, faixa etária que integra a rotina do calendário nacional de imunização e que são contemplados entre 15 e 19 anos. “A vacinação de rotina para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos continua normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e deve ser mantida. O ideal é que o jovem seja vacinado nessa faixa etária. Caso não tenha sido, até os 19 anos a pessoa pode ser contemplada e a campanha sugere exatamente isso, esse resgate, lembrando que o ideal é vacinar de 9 a 14 anos”, reiterou a enfermeira coordenadora da Viep, Alyne Ambrogi.

A vacina contra o HPV é indicada para a prevenção de infecções pelo vírus, associado ao desenvolvimento de cânceres como os de colo do útero, pênis, vulva, garganta e pescoço. Segundo o Ministério da Saúde, ao ampliar o prazo da estratégia de resgate, o país busca garantir a proteção individual de adolescentes e jovens não vacinados e reduzir a circulação do vírus na população.

No município, a imunização é realizada nas UBS e também por meio de ações fora das unidades de saúde, como atividades em escolas e outros espaços coletivos, com apoio das equipes da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde. A orientação é que adolescentes e jovens procurem a unidade de saúde mais próxima, levando documento de identificação e, se disponível, a carteira de vacinação.

Desde 2024, o esquema vacinal contra o HPV passou a ser de dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, o que facilita o acesso e a adesão à vacinação. Para pessoas imunocomprometidas — como aquelas que vivem com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados —, o esquema permanece com três doses. A mesma recomendação vale para usuários de PrEP entre 15 e 45 anos e para vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.

/* * VLibras */