Reunião instrui população sobre como usar pluviômetros

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a Defesa Civil de Ubatuba organizaram um treinamento para a população na última sexta-feira na sede da secretaria de Segurança Pública sobre como utilizar os nove pluviômetros semi-automáticos instalados no município.

O encontro contou com a presença de Uiara Silva, consultora da UNESCO e responsável pelo trabalho de instrução no Cemaden, de lideranças de comunidades locais e da equipe da Defesa Civil.

Os pluviômetros estão localizados nos seguintes bairros: Maranduba, Perequê-Mirim, Ipiranguinha, Horto, Pedreira, Fazenda, Ubatumirim, Centro e Corcovado.

“Quando começa a chover forte, o pessoal deve ficar de olho no aparelho. Se passar de 100 mm, entramos em Estado de Atenção e é preciso avisar a Defesa Civil. Se ultrapassar 120 mm, entramos em Estado de Alerta e a nossa equipe sai em direção às áreas de risco”, explicou Marcelo Ribeiro, da equipe operacional da Defesa Civil.

Ainda segundo Ribeiro, sua equipe estará presente nas comunidades nas próximas semanas para explicar diretamente aos moradores sobre como utilizar o pluviômetro.

Morador do Sertão do Perequê-Mirim, João Silvestre da Silva Filho é um tipo de guardião do bairro e participou da reunião. “O pluviômetro está instalado bem perto de casa e estou sempre de olho. Passou de 100 mm, ligo na hora para a Defesa Civil”, conta.

“O pluviômetro é um instrumento de mobilização e prevenção. Por isso, essas reuniões são tão importantes”, finaliza Uiara Silva.