Secretaria de Cidadania participa de seminário de Inclusão Social pelo Trabalho

A equipe da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba esteve presente no último dia 27 de fevereiro no Seminário de Inclusão Social pelo Trabalho e Cooperativismo Social, em Guarulhos (SP), evento promovido pela Secretaria de Saúde de Guarulhos, que reuniu palestrantes reconhecidos nacionalmente.

Foi um dia de troca de experiência e de conversas sobre a Inclusão Social pelo Trabalho e sobre os desafios colocados após a assinatura do PRONACOOP (Programa Nacional de Apoio ao Cooperativismo Social) pela Presidenta Dilma.

Os debates também giraram em torno de como avançar com a organização de empreendimentos solidários, capazes de serem instrumentos de ampliação da cidadania e da autonomia.

Para Sergio Maida, secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba, a participação da SMCDS foi importante porque houve estreitamento de contatos com Governo Federal e municípios.

“Mais do que isso, nossa presença contribuiu para a coleta de informações referentes a elaboração do projeto de Lei Municipal de Economia Solidária, instrumento necessário para a promoção da Inclusão pelo Trabalho das pessoas em desvantagem social”, explica Maida.

Ao mesmo tempo, informa a equipe da secretaria, ficou acordado com Leo Pinho, coordenador de Cooperativismo Social da Unisol Brasil, a realização de um curso regional sobre cooperativismo em Ubatuba.