
Na última semana, representantes da Secretaria de Saúde de Ubatuba participaram do Seminário da Atenção Primária à Saúde (APS) nos Territórios: Equidade, Vínculo e Qualidade no Cuidado, realizado em São Paulo pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems-SP) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O encontro reuniu gestores e profissionais de todo o estado para discutir ações que fortaleçam a APS nos municípios.
A programação incluiu mesas de debate, oficinas e painéis sobre temas como acesso aos serviços, vínculo entre equipes e comunidade, financiamento, indicadores de desempenho e integração entre entes federativos.
“O seminário contribui para aprimorar as estratégias locais de cuidado. É uma oportunidade de troca de experiências e fortalecimento do SUS em Ubatuba”, afirmou a diretora da Atenção Básica, Josemeia Prado.
“Discutir equidade e cuidado territorializado permite aprimorar o vínculo das equipes com a população e qualificar, ainda mais, o atendimento”, complementou a coordenadora da Atenção Básica, Aldelina dos Santos.
As discussões do evento devem orientar novas práticas nas Unidades Básicas de Saúde de Ubatuba, ampliando o acesso, reduzindo desigualdades e melhorando o acompanhamento de condições crônicas, como hipertensão e diabetes.