
A Secretaria de Assistência Social realiza amanhã, quarta-feira, dia 26, um importante seminário voltado ao fortalecimento das ações de proteção e combate à violência de gênero. O encontro terá como tema “Lei Maria da Penha” e acontece das 13h às 16h30, no plenário da Câmara Municipal, reunindo profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), integrantes da Rede Socioassistencial e Intersetorial, além de munícipes interessados no assunto.
O evento ganha ainda mais relevância diante dos dados recentes que expõem o avanço da violência contra a mulher no Brasil. Em 2024, o país registrou 1.492 feminicídios, uma média de quatro mulheres assassinadas por dia. Somado a isso, 27 milhões de brasileiras sofreram algum tipo de violência no último ano.
Diante desse cenário alarmante, a iniciativa busca promover diálogo, reflexão e capacitação para a rede de proteção, reforçando o compromisso com o enfrentamento à violência doméstica e familiar.
A convidada especial será a professora Mônica Trindade, que retorna a Ubatuba para conduzir a palestra. Nesta edição, ela abordará os principais mecanismos previstos na Lei Maria da Penha, como medidas protetivas de urgência, juizados de violência doméstica e familiar contra a mulher e atendimento multidisciplinar às vítimas
Além disso, serão discutidos desafios atuais, como a subnotificação, barreiras culturais que dificultam a denúncia e caminhos para fortalecer a mobilização comunitária e a construção de uma cultura de respeito e igualdade.
A secretária de Assistência Social, Silvia Issa, reforça que “iniciativas como essa reafirmam que a violência doméstica é um problema social que exige ação conjunta”
Inscrições ainda podem ser feitas
As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o momento do evento ou até o preenchimento das 200 vagas disponíveis, conforme a capacidade do local. Os interessados podem realizar a inscrição pelo link https://forms.gle/axVFzR55MwJJtNVH7
A Secretaria convida todos os profissionais da rede e moradores de Ubatuba a participarem do seminário, ampliando o debate e fortalecendo ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher.