Grupos de Fandango realizam “Baile de Aleluia” no Perequê-Açu

O bairro do Perequê-Açu recebe nesta quinta-feira (20) o tradicional Baile de Aleluia realizado pela união dos grupos de fandango de Ubatuba. O evento acontece no Rancho Caiçara “Antônia dos Santos Mariano”, localizado na própria praia, em frente ao Instituto Argonauta.

A programação começa às 21h e promete muita música no Baile Amanhece, com fandango até o dia clarear. A apresentação ficará por conta dos grupos Fandango Caiçara de Ubatuba; Fandango Mestre Pedrinho; Fandango Bacurau e Sementes do Prumirim.

O fandango caiçara é considerado patrimônio imaterial brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), sendo um gênero que mistura música e dezenas de danças que podem ser bailadas, coreografadas em roda ou ainda percutindo-se os pés no chão. A modalidade é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, capaz de oferecer ao público participante uma boa dose de cultura e alegria, através de suas histórias musicadas.

O evento tem apoio da Associação de Amigos Remadores da Canoa Caiçara (AARCCA), Peregrinos e da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart.