Veículos do transporte escolar percorrem mais de mil quilômetros por dia

Ubatuba tem 100 km de extensão e 52 unidades escolares espalhadas por todas as regiões. Para garantir que os estudantes tenham acesso ao ensino, a Secretaria de Educação de Ubatuba conta com a Seção de Transporte Escolar. Diariamente, são 1.160 km percorridos por dia beneficiando, diretamente, 1052 estudantes.

Além dos 868 alunos que são transportados com frota própria e dos 148 alunos atendidos com frota terceirizada, 611 alunos são contemplados com cartão de passe escolar, totalizando 1627 alunos beneficiados pelo departamento.

“Transportar nossos estudantes requer o dobro de cuidado: eles são o nosso futuro. Por isso, os motoristas passam por seleção e os veículos são vistoriados constantemente”, comenta o prefeito Mario Maciel (Marcinho-MDB).

Conduzindo vidas

Equipe do Transporte Escolar da Educação

São 19 motoristas que trabalham para a Secretaria de Educação e fazem o transporte diário, tanto de alunos quanto dos serviços de alimentação escolar (oriunda da agricultura familiar de ponta a ponta), manutenção escolar e entrega de materiais.

Os condutores utilizam a frota da Secretaria, composta por 35 veículos – 20 ônibus/micro-ônibus, cinco vans, seis carros pequenos e quatro caminhões. Todos os ônibus possuem monitor de alunos para garantir a segurança dos estudantes.

“São 15 rotas próprias e duas rotas terceirizadas: uma van que atende o sertão do Ubatumirim com o transporte de alunos da EM Manoel Inocêncio e uma van na Ponta Grossa, que atende a EM Altimira e Apae”, explicou o chefe da Seção de Transporte Escolar – Bruno Amauri dos Santos.