Projetos da prefeitura mantém duas mil crianças por mais tempo na escola

Em andamento desde 2013, o projeto Aprendiz de Samurai contempla atualmente cerca de 400 alunos ubatubenses de 11 escolas da rede municipal e a expectativa para 2015 é de ampliação da iniciativa.

De acordo com os idealizadores, a ideia central é utilizar o recém-lançado filme “Aprendiz de Samurai” para introduzir nas escolas municipais um programa de aulas de Judô no contraturno.

Nascido em Ubatuba, o personagem principal  do filme em questão, Max Trombini (Milton Cesar Máximiano), teve uma infância semelhante a de muitos alunos das escolas municipais e deve servir de exemplo.

Judoca, ele batalhou, venceu na vida, tornou-se um dos principais técnicos da modalidade no Brasil e teve um longa-metragem inspirado em sua história.

Faixa preta da modalidade, Denilson Moraes Lourenço é um dos professores do projeto. Lourenço conta que muitas crianças inscritas no Aprendiz passam boa parte do dia na escola.

“Isso é muito importante e um dos nossos principais objetivos. Se a criança não está estudando, ela está praticando esporte. Ou seja, ela não está em casa sem fazer nada, ou na rua”, afirma o professor.

“Outro ponto fundamental é utilizar o esporte como ferramenta de promoção de valores, da disciplina e do respeito ao próximo”, completa Lourenço.

Gabriel Prado Souza, 9 anos, é um expoente do projeto e chama atenção dos professores, que acreditam no futuro do garoto como judoca.

“Gosto muito das aulas, dos professores e do Judô. Não falto nas aulas e acho que nunca vou parar de treinar”, diz Souza.

Mariana Velloso, 12 anos, é outra expoente e também chama atenção dos professores pela facilidade no aprendizado.

“Aqui eu aprendo disciplina e aprendo a usar minha força de uma forma positiva. Pretendo ser atleta e vou me dedicar muito para isso”, promete Mariana.

Mais Educação

Além do projeto Gibi, com suas 400 crianças, outras iniciativas inclusas no projeto Mais Educação do Governo Federal estão em andamento na cidade e contemplam pelo menos duas mil crianças.

Os destaque são o projeto Gibi e a Escola Futebol Rubens Sales, que mantém centenas de crianças por mais tempo na escola.

Nas próximas semanas, a Secretaria de Comunicação Social publicará matérias especiais sobre cada uma das iniciativas.