Secretaria municipal de Educação de Ubatuba promove projeto Férias na Escola

A secretaria municipal de Educação da Prefeitura de Ubatuba realiza de 2 de janeiro a 2 de fevereiro, o projeto Férias na Escola – que acontece em 18 unidades de atendimento à primeira infância do município e uma unidade conveniada.

Durante as férias, as unidades funcionam em período integral, de segunda à sexta-feira. A entrada dos alunos é feita das 7h às 8h da manhã e a saída é flexível, dependendo do horário em que os pais desejarem buscar seus pequenos.

“A ideia surgiu a partir do desejo de oferecer algo para as crianças diferente da rotina de sala de aula. Além de ser uma época de muito calor, esse é um período em que ocorre a transição do corpo docente da unidade, então, o projeto permite que haja um maior contato com os agentes escolares, pois é a equipe que menos sofre alterações”, relataram as supervisoras da primeira infância Renata Cristina de Paula, Luciana Gouvêa Gaspar e Débora Helena de Souza Nardi.

Práticas

Esse é o primeiro ano que a iniciativa acontece como projeto com padrão unificado. Porém, cada unidade escolar fica livre para a escolha de um tema a fim de basear suas atividades.

Segundo a equipe de supervisão de educação infantil da secretaria municipal de Educação, o critério de escolha do tema é de acordo com a realidade da região onde a escola está localizada.

A ação funciona como uma espécie de colônia de férias, com o intuito de tornar o mês de janeiro agradável e prazeroso para os alunos que necessitam frequentar as creches nesse período, uma vez que nessa época a maioria das crianças está de férias e curtindo as praias.

Essa também é uma alternativa para oferecer um suporte para os pais que trabalham em janeiro e não tem com quem deixar os filhos.

Desenvolvimento

Na CEI Luiza Basílio dos Santos, no Saco da Ribeira, o projeto é denominado “tá na hora de brincar” e atende crianças de 2 a 3 anos.

De acordo com as responsáveis da iniciativa na unidade, professoras Daniela Ferreira Reis e Layanne Batista, a integração das crianças é feita de forma prazerosa e lúdica, explorando diversas atividades livres e dirigidas com músicas, brincadeiras e jogos. “A diversão na escola é o foco principal”, garantem.

Entre as atividades realizadas estão banho de mangueira e bexiga d’água para refrescar o calor, brincadeiras na piscina de bolinha, no parque, com pintura no azulejo e bolinha de sabão, além de circuitos e pintura facial.