Ubatuba sedia reunião do CODIVAP e faz solicitações ao governo do estado

A 6ª Reunião Ordinária do Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira (CODIVAP) aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 24 de julho, no Itamambuca Eco Resort.

O encontro reuniu prefeitos, secretários, representantes dos municípios da região e teve como pauta: Crise Hídrica, o Aproveitamento da Bacia do Paraíba, RMVale – Presente e Futuro, Cidades Resilientes e o Panorama Atual do Turismo da Região Valeparaibana.

Destaque para a mesa sobre o Panorama Atual do Turismo da Região Valeparaibana. Durante o encontro, que contou com a presença do secretário municipal de Turismo, Sérgio Caribé, e do secretário municipal adjunto de Turismo, Gerson Campos, os representantes do CODIVAP entregaram ao recém-nomeado secretário estadual da pasta, Maurício Juvenal, uma carta com três solicitações.

Segundo informações da equipe da prefeitura de Ubatuba presente no encontro, a carta solicita reuniões periódicas de representantes do CODIVAP com a equipe do governo do Estado, requisita melhorias na sinalização das estradas e faz menção sobre a possibilidade de instalação de guichês nos aeroportos para promover as cidades da região.

“Houve também uma solicitação exclusiva por parte da prefeitura de Ubatuba para utilizar a verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE) em ação turísticas, como aconteceu na Copa do Mundo da FIFA”, conta Gerson Campos.

Para Maurício Juvenal, o encontro é importante para nortear as ações da sua secretaria e entender as dificuldades e necessidades dos municípios do Vale, Litoral Norte e Mantiqueira.

“É preciso conhecer a realidade de cada município e trabalhar para desenvolver não esse ou aquele, mas a região como um todo. Nosso objetivo é integrar a estratégia e explorar o potencial turístico de cada cidade”, afirma Juvenal.

Já Hugo Gallo, proprietário do Aquário e presidente do Convention & Visitors Bureau de Ubatuba, comentou a importância do encontro para o município e a regionalização do turismo.

“Esse tipo de encontro traz para Ubatuba pessoas importantes e chama atenção para o nosso município. Precisamos colocar na pauta a regionalização do turismo e fazer de todo o Vale do Paraíba um grande destino turístico”, opina Gallo.

Prefeito de Ilhabela e presidente da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, Toninho Colucci afirma que o evento é fundamental para a troca de conhecimento e para a interação entre os municípios. “Foi muito importante essa reunião ter acontecido aqui, em uma cidade do Litoral Norte”, comemora Toninho.