
A Praia da Sununga, em Ubatuba, sediou a segunda etapa do circuito mundial de skimboard, o United Skim Tour (UST), realizada entre os dias 23 e 25 de maio. O evento marcou o retorno do mundial ao Brasil após oito anos e contou com a presença de atletas do exterior.
A etapa teve domínio dos brasileiros em todas as categorias disputadas: Profissional, Profissional Feminino, Iniciante, Master e Kids. O campeão mundial Lucas Fink (RJ) levou o título da elite masculina, seguido pelos ubatubenses Daniel Azevedo e Leandro Azevedo. Já no feminino, Júlia Dias, também de Ubatuba, conquistou o título inédito na primeira edição da categoria profissional feminina em solo brasileiro.
Outro nome que mereceu destaque foi Tiago Carlos, campeão da categoria Master. Considerado um dos pioneiros do skimboard no Brasil, ele foi o primeiro brasileiro a representar o país em um mundial, na França, no início dos anos 2000.
O evento ainda foi marcado por mar agitado no primeiro dia, forçando a direção de prova a decretar day off devido às ondas que ultrapassaram dois metros. Nos dias seguintes, as condições melhoraram e transcorreu normalmente.
“A Sununga é conhecida por ser desafiadora, especialmente nesta época do ano. E é sempre com segurança, só abrimos as baterias com tudo checado, segurança de água capacitados a postos ”, explicou o *secretário representante da AUSKIM organizadora do evento, José Carlos dos Santos. “O Divino sununga”.
A etapa foi uma realização da United Skim Tour, em parceria com a AUSKIM, Prefeitura de Ubatuba, Associação Ubatuba de Surf (AUS), com produção da Conecta Flow e Podium Eventos.
A próxima parada do circuito mundial será em Nags Head, nos Estados Unidos, entre os dias 25 e 27 de julho.
Campeões da etapa Sununga – Mundial de Skimboard
Profissional Masculino
1º Lucas Fink – Brasil
2º Daniel Azevedo – Brasil
3º Yahir Valencia – México
4º Leandro Azevedo – Brasil
Profissional Feminino
1º Júlia Dias – Brasil
2º Alex Yokley – Estados Unidos
3º Chabe White – México
4º Amber Torrealba – Estados Unidos
Amador
1º Eike Brito – Brasil
2º Eduardo Ramos – Brasil
3º João Victor Borges – Brasil
4º Natan Teodoro – Brasil
Iniciante
1º João Gabriel – Brasil
2º Pierre dos Santos – Brasil
3º Arthur S. Santana – Brasil
4º Ana Clara de Mello Batista – Brasil
Master
1º Tiago Carlos – Brasil
2º Fabiano Ramalho – Brasil
3º Alay Carrera – Venezuela
4º Fernando Delgado Paez – Estados Unidos
Kids
1º Yuri Cipriano – Brasil
1º João Vitor de Souza – Brasil (empate técnico)
2º Davi Luis Lopes Abdalla Farah – Brasil
3º Henrico da Apresentação Teixeira – Brasil