Poder Executivo Municipal

Setur sedia exposição “Oceano”: um mergulho através da cerâmica

Setur sedia exposição “Oceano”: um mergulho através da cerâmica

Feche os olhos. Espere um instante e imagine que está no fundo do oceano. Agora, pense em como seria essa visão representada pela arte e pelo olhar e sentimento de artistas. Essa é a proposta da exposição “Oceano”, das ceramistas Thaís Mancuso e Vitória Nunes, que ficará aberta para visitação ao público de 18 a 30 de julho, na sede da Secretaria de Turismo de Ubatuba.

O acervo reúne mais de 20 peças entre esculturas, utilitários e instalações – todas em cerâmica. Essa é a primeira vez que Thaís e Vitória se juntam para uma exposição em dueto. São artistas parceiras há algum tempo, fundadoras da Casa Kobalto ateliê e escola de cerâmica. Entretanto, de forma inédita, criaram uma exposição que tem um tema afetivo e comum às duas, criando peças que dialogam entre si – todas em homenagem ao oceano.

“Eu e a Vitória somos de Ubatuba. Viemos para Ubatuba ainda crianças, então, o oceano é algo muito presente e traz um lugar de memórias comum a nós duas. Por isso a escolha em homenagear o Oceano, criando peças que se conectam a nossa infância”, explicou Thaís.

Desde o início da jornada como ceramistas, as artistas produzem peças sobre a flora e fauna do oceano e mata atlântica de maneira muito instintiva e natural, entretanto, algumas peças em especial foram novos desafios propostos especialmente para a exposição: uma série especial de corais criadas pela Thais e uma série de animais marinhos visitantes, como Pinguins e Leões-Marinhos, criados pela Vitória.

“Todas as peças são muito especiais, mas uma que eu, Thais, gostaria de destacar, é a baleia Jubarte. A baleia jubarte é uma peça que tenho muito carinho e muito estudo. São anos aprimorando a forma, cores e hoje estou muito feliz com o resultado da peça”, celebrou a ceramista.

“Para mim, Vitória, duas peças foram um desafio maior e gostei muito do resultado.

A primeira, as Toninhas, esculturas feita com muito carinho e que foram queimadas na técnica de Saggar. A segunda, os cavalos marinhos. São peças que tenho muito prazer em fazer e, a cada vez que faço, me sinto mais feliz com o resultado”, empolgou-se.

Cenário: Cerâmica em Ubatuba

Segundo as expositoras, Ubatuba possui muitos amantes da cerâmica, além de muitos artistas e praticantes, por isso, a expectativa é fomentar, cada vez, mais a cena cultural dos ceramistas da cidade. “Que possamos ter, cada vez mais conexão entre artistas e amantes da cerâmica, valorizando nossos artistas locais, exposições e atividades com foco na cerâmica”, comentaram.

Por isso, elas destacaram que a oportunidade de utilização dos espaços públicos para a exposição, no sentido de incentivo à arte e aos artistas de Ubatuba, é muito importante. “A cessão de espaço ao artista apoia nossas criações e precisamos pensar nelas cada vez mais organizadas e com mais ferramentas para difusão da cena artística local. Agradecemos à Secretaria de Turismo pela oportunidade”, finalizaram.

“A Secretaria de Turismo também é um espaço de fomento à cultura. Receber essa exposição de cerâmica, que destaca o tema ‘Oceano’, reforça nossa ligação com o território e valoriza mais uma forma de arte, além de quadros e fotografias. É uma oportunidade de divulgar a cerâmica como expressão artística e aproximar moradores e visitantes da riqueza cultural que compõe o nosso cotidiano”, salientou a secretária adjunta de Turismo, Alendri Marconi.

A abertura da exposição acontece na quinta-feira, 17, às 20h, com entrada gratuita e presença das artistas.

/* * VLibras */