Poder Executivo Municipal

Unidade Sentinela segue como referência em casos gripais e doenças sazonais

Unidade Sentinela segue como referência em casos gripais e doenças sazonais

A Secretaria Municipal de Saúde reforça à população que a Unidade Sentinela continua em pleno funcionamento, oferecendo atendimento especializado para casos de síndrome gripal, doenças sazonais, arboviroses, viroses, sintomas de mão-pé-boca e outras enfermidades de características semelhantes – e permanece sendo referência nesses atendimentos, deixando a Santa Casa de Misericórdia para atendimentos mais graves.

Com equipe completa formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, a Unidade Sentinela é um ponto de referência no município para esse tipo de atendimento, funcionando todos os dias, das 8h às 20h, inclusive aos finais de semana e feriados. O objetivo é oferecer assistência rápida e direcionada, garantindo que o paciente receba avaliação e tratamento adequados de forma ágil e segura.

“A Unidade Sentinela é uma porta aberta para quem apresenta sintomas gripais ou doenças sazonais. Ter um espaço específico e uma equipe treinada para isso garante mais agilidade no atendimento e mais segurança para a população”, destacou a coordenadora de urgência a emergência, Simone Soares.

O serviço é indicado para pessoas que apresentem sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores no corpo, manchas na pele, diarreia e sinais relacionados a arboviroses como dengue, zika e chikungunya. Em caso de sintomas persistentes ou agravamento do quadro, o paciente é orientado e encaminhado para atendimento de maior complexidade, quando necessário. O lugar também é um ponto de referência para atendimento de mão-pé-boca.

A Secretaria de Saúde lembra que o uso correto da Unidade Sentinela ajuda a otimizar o atendimento, evitando deslocamentos desnecessários e garantindo que cada paciente seja assistido no local mais adequado para sua condição de saúde.

/* * VLibras */