Pacientes da saúde participam de contação de histórias na Biblioteca de Ubatuba

Conscientizar a população sobre a inclusão das pessoas com Síndrome de Down é um dos principais objetivos do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março. Para marcar a data, a Unir – Unidade de Reabilitação – vinculada à secretaria de Saúde de Ubatuba – levou um grupo de pacientes especiais para participaram nesta terça-feira, 20, das atividades “Histórias que contam”, organizada pela Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense em comemoração ao Dia do Contador de Histórias.

O evento também reuniu pacientes do Centro de Referência em Álcool e Drogas (CREAD). Todas as terças pela manhã, eles participam da oficina terapêutica “Vamos nessa”, que tem o objetivo de estimular a ressocialização por meio da participação em atividades nos diferentes espaços públicos do município. As atividades são acompanhadas por integrantes da equipe de reabilitação psicossocial do CREAD.

Saiba mais sobre a Síndrome de Down

A Síndrome de Down resulta de um acidente genético que acontece no momento de formação do feto, na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, condição chamada de trissomia.

Segundo dados do IBGE, cerca de 300 mil pessoas no Brasil têm a síndrome. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta sua possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito a todo o tipo de diferença.

Um exemplo de ação de inclusão é a ofertas de vagas escolares ou no ambiente de trabalho dirigidas especificamente a pessoas com síndrome de Down.