Secretaria de Saúde reforça cuidados contra a febre maculosa

O recente aumento de casos de febre maculosa tem exigido a adoção de algumas medidas preventivas contra a doença que é transmitida pela picada do carrapato infectado com a bactéria do gênero Rickettsia. Altamente letal para o ser humano, a febre maculosa causa sintomas como febre, dores de cabeça, abdominais e musculares, além de manchas vermelhas pelo corpo.

Após a picada do carrapato contaminado, o período de incubação da bactéria é de dois a 14 dias. A doença tem cura, mas o tratamento deve ser iniciado logo nos primeiros dias dos sintomas. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância de procurar rapidamente uma unidade de atendimento assim que houver suspeitas.

A prevenção é baseada no impedimento do contato com o carrapato. Entre as orientações estão:

• Redobrar os cuidados ao entrar em contato com área de mata;
  • Evitar andar em locais com grama ou vegetação alta;
  • Usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas, dando preferência ainda a roupas claras que facilitam a identificação do carrapato;
  • Retirar os carrapatos (caso sejam encontrados no corpo) preferencialmente com auxílio de uma pinça;
  • Não esmagar o carrapato com as unhas, pois ele pode liberar bactérias e contaminar partes do corpo com lesões;
  • Realizar o controle com antiparasitário nos animais domésticos, já que podem ser hospedeiros dos carrapatos;
  • Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença.

A Secretaria de Saúde ressalta que a febre maculosa se dá apenas pela picada do carrapato infectado, não havendo transmissão da doença de uma pessoa para outra.