Poder Executivo Municipal

Comas elege representantes da sociedade civil (2026–2028)

Comas elege representantes da sociedade civil (2026–2028)

O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) de Ubatuba divulga o resultado final das assembleias de eleição dos representantes da sociedade civil que irão compor o colegiado no biênio 2026–2028, publicado nesta quarta-feira, 04, no Diário Oficial do município https://www.ubatuba.sp.gov.br/diariooficial/comunicado_01-2025_de_2026/. O processo visa preencher as vagas destinadas à participação da sociedade civil no conselho.

No segmento de usuários ou organizações de usuários estavam previstas duas vagas titulares e duas suplentes. Como houve apenas uma candidata inscrita e habilitada, Meiriele Thamires Nogueira foi eleita automaticamente. As vagas remanescentes do segmento foram remanejadas para o segmento de organizações da sociedade civil, conforme legislação, que autoriza o preenchimento das vagas não ocupadas por outros segmentos da sociedade civil.

Entre as organizações da sociedade civil prestadoras de serviços regularmente inscritas e registradas no COMAS, foram eleitas como titulares a APAE de Ubatuba – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ubatuba; a APEAU – Associação de Pais do Espectro Autista de Ubatuba; a Guarda Mirim de Ubatuba; e o Projeto Namaskar – Associação Beneficente Amurt e Amurtel. Foram eleitas como suplentes o GAIATO – Grupo Aberto à Infância e Adolescência – Técnicas Ocupacionais, e o Samaritano São Francisco de Assis – Casa de Passagem Ubatuba.

No segmento dos trabalhadores do SUAS, que reúne profissionais que atuam na assistência social e representam conselhos, sindicatos ou associações profissionais, também houve candidatura única. Cynthia de Freitas Vassão foi eleita automaticamente para a vaga titular, com previsão de uma vaga suplente no mesmo segmento.

A Comissão Eleitoral informou que as entidades eleitas, tanto titulares quanto suplentes, devem encaminhar por ofício ao e-mail do COMAS os nomes, e-mails e contatos telefônicos e de WhatsApp de seus representantes até o dia 06 de fevereiro. As informações serão utilizadas para a elaboração do Decreto de Composição do COMAS, pois a definição da data da posse dos conselheiros eleitos depende da publicação do documento.

“O COMAS decide como o dinheiro da assistência social será usado e fiscaliza se ele chegou ao destino correto. É a barreira técnica que impede o desvio de finalidade e garante o direito do cidadão “, explicou a secretária de Assistência Social, Silvia Issa.

 

/* * VLibras */