Noite de abertura do Festival de Dança em Ubatuba emociona plateia

Cerca de 400 pessoas estiveram presentes na abertura do Festival de Dança em Ubatuba, que aconteceu na noite de quinta-feira, 22, no Centro de Convenções Alfredo Bischof. A cerimônia contou com apresentações da bailarina eslovena Penka Cangarova e de diversos grupos locais, com destaque para a Oficina de Dança da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) de Ubatuba, sob direção de Alessandra Penha.

O evento continua nesta sexta, 23, e se estende até o domingo, 25. A programação inclui mostras paralelas, oficinas, palestras e aulas abertas tanto no Calçadão do Centro quanto em entidades sociais da cidade, que levarão a dança para as ruas da cidade.

“Aprender, reciclar e dividir conhecimento: este é o objetivo principal do Dança Ubatuba”, conta a bailarina e coreógrafa Mathilde Mathias, da Allegro Stúdio & Produções, responsável pelo projeto e organização do festival. “Agradecemos a todos os apoiadores e, em particular, à Associação Comercial de Ubatuba (Aciu), que garantiu a realização do evento”, completou Mathias.

O presidente da Aciu, Marcio Gonçalves Maciel, destacou que o festival movimenta a cidade em baixa temporada. “Por isso nós da Aciu fazemos todos os esforços para garantir que Ubatuba tenha mais eventos como esse”.

O prefeito Délcio Sato (PSD) agradeceu a todos os presentes e à organização do festival: “Começamos nossa gestão agora com muito déficit e por isso o envolvimento da Aciu e demais apoiadores do evento foi fundamental. Meus parabéns! O festival traz cultura e conhecimento para toda a população da cidade”.

Além da Allegro Stúdio & Produções, da Aciu e da Prefeitura de Ubatuba, o Festival conta ainda com o apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte (Sinhores), do Ubatuba Convention & Visitors Bureau e da Companhia Municipal de Turismo (Comtur).

Ingresso social

Os convites podem ser trocados diretamente no Centro de Convenções, a partir das 10 horas, por um quilo de alimento não-perecível, que são doados para o Fundo Social de Solidariedade e destinados às entidades beneficentes da cidade. Nessa primeira noite, foram arrecadados 400 quilos de alimentos, como arroz, feijão, macarrão, trigo e óleo

Programação

Em 2017, participam grupos de 16 cidades: Caraguatatuba, Cunha, Diadema, Guararema, Ilhabela, Passa Quatro, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio de Janeiro, Santa Branca, São José dos Campos, São Paulo, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

A competição se divide em 10 modalidades e 6 categorias para as quais um total de 170 coreografias foram inscritas. O júri é composto por Eder Cardoso, Gisele Bellot e Thiago Vianna, profissionais da dança renomados internacionalmente.

Confira a programação até domingo:

Dia 23 de junho – Sexta-feira·
14:00 h – Apresentação na APAE de Ubatuba
·18:30 h – Apresentações Grupos Concorrentes

Dia 24 de junho – Sábado·
10:00 h- Workshop de Ballet Clássico
·11:00 h- Mostra Paralela no Calçadão Centro
·16:30 h- Apresentações Grupos Concorrentes

* Dia 25 de junho – Domingo
10:00 h – Workshop de Jazz Dance
11:00 h – Apresentação no Lar Vicentino
15:30 h – Apresentações Grupos Concorrentes