Poder Executivo Municipal

Ubatuba lidera lista de destinos mais buscados para 15 de novembro

Ubatuba lidera lista de destinos mais buscados para 15 de novembro

Ubatuba mantém sua presença no ranking quando o assunto é estar entre destinos mais procurados para viagem. Após ser apontado como um dos locais mais buscados por brasileiros na região sudeste em setembro de 2024, a cidade lidera a lista dos cinco destinos brasileiros mais procurados pelos viajantes para o feriado prolongado da Proclamação da República, em 15 de novembro, segundo levantamento feito por uma plataforma de hospedagem – Booking.com.

Atrás de Ubatuba estão Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Guarujá (SP) e Búzios (RJ). Os dados reforçam a preferência dos brasileiros pelas praias do Sudeste, que começam a atrair mais visitantes com a chegada do verão.

Para a Capital do Surfe, a busca por acomodações representa um aumento de 57% em comparação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a Secretaria de Turismo de Ubatuba, a expectativa de para este feriado é de grande movimento, principalmente, por ser o único feriado prolongado do segundo semestre.

“Os estabelecimentos comerciais, hotéis, restaurantes, pousadas estão se preparando. Temos registrado uma boa ocupação todos os finais de semana dos últimos meses, mas para o feriado do dia 15 a expectativa ainda é além do que estamos tendo”, afirmou o secretário de Turismo de Ubatuba, Bruno Oliveira.

Recomendações

Quem desejar ou já estiver com a reserva a postos para visitar a cidade deve se atentar a algumas dicas muito importantes para curtir o feriado em segurança.

O comandante do Gbmar em Ubatuba, tenente Eduardo Motta, reforça a importância de o banhista verificar o local que vai entrar no mar, buscar orientação com um guarda-vidas e ficar atento às orientações e advertências sonoras do profissional.

“Redobrem a atenção e lembrem-se: bebida alcoólica e praia não combinam, pois potencializa o risco de afogamento. Cuidado ao tirar selfies em costeiras para não escorregar, ali funcionam as chamadas correntes permanentes arrastam para o fundo”, alertou Motta.

A recomendação é que os turistas liguem previamente para o Gbmar e consultem qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros pelo telefone (12) 3833-5373.

Praias

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (Gbmar) é muito importante observar o local antes de entrar no mar, conversar com um guarda-vidas e, também, ficar atento às advertências sonoras do profissional.

Entre as principais recomendações estão: ficar atento ao mar e às sinalizações da praia; boias e objetivos flutuantes geram falsa sensação de segurança e podem ocasionar afogamentos; álcool e mar não combinam; cuidado redobrado com as crianças na praia.

Cachoeiras

Em toda a extensão da cidade existem lindas cachoeiras, cada uma com sua beleza peculiar e níveis de dificuldade de acesso.  Inclusive a maior cachoeira do Estado e a 7ª maior do Brasil, com cerca de 180 metros de altura, chamada Cachoeira da Água Branca, está localizada na região sul de Ubatuba.

Para evitar acidentes e preservar o meio ambiente é fundamental tomar todos os cuidados durante a visita.

A Secretaria de Turismo de Ubatuba elencou algumas recomendações aos visitantes:

  • Informe-se sobre o local que você deseja visitar: se é área de Parque Estadual, particular ou pública e respeite as regras de visitação;
  • Quer conhecer a história do local, os horários para visitação e ter segurança durante a atividade? Contrate uma agência de turismo cadastrada, que fornecerá guia de turismo experiente;
  • Leve água, protetor solar, repelente, calçados adequados para trilhas e seus remédios de uso contínuo;
  • Respeite a natureza: não deixe lixo nas trilhas, nas cachoeiras, não faça fogueiras e mantenha os rios limpos;
  • Cuidado ao nadar: antes de entrar na água, avalie as condições de correnteza e profundidade. Esteja ciente de possíveis perigos, como rochas submersas;
  • Evite visitações em épocas de chuva intensa: em períodos de chuva, as trilhas podem ficar escorregadias e os rios podem subir rapidamente;
  • Informe-se sobre as condições das trilhas antes de iniciar sua aventura;
  • Cuidado com as selfies, escolha lugares seguros para tirar sua foto de recordação;
  • Respeite as Comunidades Tradicionais e os moradores locais;
  • Deixe sua caixinha de som em casa e aproveite o som da natureza.
/* * VLibras */