O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) lançou, no último sábado, 9, um guia de destinos turísticos, formatado através dos Estados, reforçando a importância da colaboração entre o Sul e Sudeste para o desenvolvimento e integração do turismo regional.
O lançamento aconteceu durante a programação da Festuris 2024, que aconteceu em Gramado.
O material com os roteiros lançados pelo Consórcio COSUD (Consórcio de integração Sul e Sudeste) tem como objetivo promover a conectividade entre as regiões e destacar suas atrações turísticas, ajudando a consolidar o turismo rodoviário, aéreo e até fluvial.
Segundo o grupo de trabalho que produziu o catálogo, estes estados acolhem mais de 114 milhões de habitantes, o que corresponde a 56,5% dos brasileiros. Além disso, representam 70% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). “O Catálogo de Roteiros do Cosud é uma porta de entrada para essas e muitas outras experiências, trazendo um olhar completo e diversificado sobre as opções de turismo que tornam o Sul e o Sudeste do Brasil únicos e inesquecíveis”, diz o documento.
Ubatuba faz parte deste cenário, como um dos principais destinos turísticos incluídos no novo guia de destinos do COSUD, uma vez que foi considerada pelo Booking o quarto destino mais procurado do Sudeste em baixa temporada e a praia favorita do Sudeste, apontada pelo Instituto Datafolha.
“Ubatuba é famosa por suas mais de 100 praias e destaca por oferecer uma combinação de belezas naturais, esportes aquáticos e ecoturismo. No catálogo, Ubatuba aparece na região do Litoral Norte, representando o contraste da Serra do Mar, com as praias e que atrai visitantes para turismo náutico, de observação de vida silvestre e chama atenção pela gastronomia.
Os destaques da cidade vão para as belezas naturais e a experiência na Ilha Anchieta, Projeto Tamar e para o turismo de mergulho. Para o Secretário de Turismo, Bruno Oliveira, a inclusão de Ubatuba no guia reforça o papel da cidade como um destino turístico essencial no Sudeste, devido às suas belezas naturais e diversidade cultural. “Iniciativas como essa fortalecem o turismo local ao atrair visitantes para explorar desde as praias até trilhas e ilhas preservadas, valorizando o ecoturismo e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da regional”, finalizou.