Poder Executivo Municipal

Mutirões do setor de Endemias visitam mais de 4500 imóveis em Ubatuba

Mutirões do setor de Endemias visitam mais de 4500 imóveis em Ubatuba

Próxima ação acontece no sábado, 9, no bairro do Ipiranguinha

Ubatuba realiza ações contínuas de combate à dengue. Desde fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias, promove mutirões em várias regiões da cidade. No total, já foram vistoriados mais de 4500 imóveis.

O próximo mutirão acontece no sábado, 9, no Ipiranguinha – um dos bairros mais populosos do município. De acordo com o último boletim da dengue, atualizado em 4 de março, o bairro tem 233 casos notificados e 64 confirmados da doença.

O coordenador do setor de Controle de Endemias, Jorge Dantas, informou que de 17 de fevereiro a 2 de março, datas em que ocorreram os primeiros mutirões, foram eliminados 1593 criadouros de larvas de mosquitos. “Ainda encontramos muita dificuldade em entrar nas residências. Por isso, pedimos aos moradores que colaborem, recebendo nossos agentes e seguindo as orientações”, comentou Dantas.

Ainda segundo o coordenador, praticamente quatro de dez munícipes impedem a entrada dos agentes para a verificação dos criadouros. “Todos os nossos funcionários estão devidamente uniformizados e identificados. Precisamos que a população abra as portas de suas casas e colabore com os agentes para a eliminação dos criadouros. O combate à dengue é uma ação coletiva”, ressaltou o diretor da Vigilância em Saúde, Neilton Nogueira.

Emergência

No final da tarde de terça-feira, 5, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) decretou estado de emergência em saúde pública devido à proliferação da doença.  Na segunda-feira, o estado atingiu 300 casos confirmados da doença por 100 mil habitantes.

Nesta quarta-feira, 6, o número chegou a 396.569 casos notificados e 152.471 confirmados, segundo dados disponíveis no  Painel de Monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde.

O decreto permitirá que Estado e municípios implementem ações com maior agilidade e, também, possa receber recursos adicionais do governo federal. Cada município, a partir da análise de seu cenário epidemiológico, poderá utilizar a medida estadual para decretar emergência em âmbito local.

/* * VLibras */