Poder Executivo Municipal

Bombeiros investem em equipamentos e veículos

Bombeiros investem em equipamentos e veículos

A Base de Bombeiros de Ubatuba investiu neste segundo semestre em materiais e equipamentos utilizando recursos do Fundo Municipal de Manutenção dos Serviços de Bombeiros.

A verba foi proveniente da arrecadação de Taxa de Incêndio, que está suspensa e foi cobrada pela última vez em 2013.

Destaque para a compra de um equipamento desencarcerador (para retirada de vítimas presa em ferragens) com todas as ferramentas necessárias para o serviço em acidentes.

O referido equipamento da Marca HURST veio da Alemanha. Segundo informações de especialistas, é o top de linha no momento, custou aos cofres da PMU R$144 mil e já está sendo utilizado pelos bombeiros desde a sua chegada.

Foram adquiridas também ferramentas para atendimentos a ocorrências: quatro novas motosserras, cordas, luvas capacetes, cadeirinhas de
alpinismo, lanternas, mosquetões, ascensores e freios de emergência e cintos para trabalhos em altura.

Uma lavadora de alta pressão (VAP) e um forno de microondas completam os investimentos.

“A maior conquista dos bombeiros este ano, sem dúvida, está sendo a montagem do nosso Auto-Bomba, adaptado pela empresa RONTAN na cidade de Tatuí (SP). Ele deve estar à nossa disposição até o final deste mês de setembro. Esta viatura possui autonomia de 5 mil litros de água, um canhão de ataque em sua parte superior, um mangote pré-conectado em sua lateral para ataque rápido, um guincho com potência de 17000 CV, cabine estendida para o transporte de sete bombeiros, além de diversos compartimentos para condução de equipamentos e materiais de salvamento”, informa o Subtenente Nestor Gama Pinto, comandante dos bombeiros na cidade.

Ainda de acordo com o comandante, a viatura pertencerá ao município e só sairá da cidade em caso de baixa para manutenção, conserto ou para apoiar bombeiros de outras cidades vizinhas em ocorrências de grande porte. O custo da montagem da Auto-Bomba é de aproximadamente R$ 340 mil.

“Em breve estaremos recebendo três novas viaturas: um veículo sedam, um veículo tipo caminhoneta para serviços administrativos e outro tipo caminhonete para atuar em áreas com terrenos de difícil acesso”, pontua Gama.

“Estamos em fase de conclusão do projeto para ampliação e adequação da parte superior do prédio da Base de Bombeiros, onde serão construídos alojamentos para o efetivo e pessoal de apoio na “Operação Verão”, além de uma sala de instrução para atender, inclusive, a população com palestras, visitas e etc”, continua o comandante.

“Sem a arrecadação da Taxa de Incêndio, jamais teríamos atingido esta conquista, pois sabemos que é muito oneroso para o município arcar com tamanha receita destinada a somente para um órgão. Cito ainda que, a Taxa de Incêndio vem servindo para “Salvar Vidas” e, neste caso, quem está “Salvando Vidas” é o munícipe”, finaliza.

/* * VLibras */