Na próxima segunda-feira, 27 de maio, terá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que se estenderá até o dia 14 de junho em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ubatuba. O “Dia D” de intensificação da vacinação ocorrerá no sábado, 8 de junho, com ações de mobilização pela cidade.
A imunização tem como objetivo reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil e aumentar a cobertura vacinal entre crianças de 0 a menores de 5 anos. O Ministério da Saúde estabeleceu a meta de vacinar, no mínimo, 95% das crianças dessa faixa etária em todo o país.
O Brasil é considerado livre da circulação do poliovírus selvagem, responsável pela transmissão da doença, contudo, há uma classificação de alto risco para a reintrodução do vírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas, fato que destaca a necessidade da atual campanha.
Durante a ação, serão administradas a vacina oral (gotinha) e a vacina inativada (injetável). De acordo com a Secretaria de saúde, esta será a última campanha do país a utilizar o imunizante oral, pois com as novas diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação da Poliomielite passará a ser ofertada, gradualmente, apenas na versão injetável, conforme o fim das doses.
Sobre a Poliomielite
Também chamada de pólio ou paralisia infantil, a Poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. A vacinação é o meio mais eficaz de prevenção da doença.