
Cerca de cem profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na atenção básica da Saúde Municipal participaram de uma capacitação para aprimoramento e atualização de práticas relacionadas à vacinação, realizada pela Vigilância Epidemiológica (Viep) entre os dias 22 e 25 de setembro.
A iniciativa, que contou com o apoio da diretoria de Atenção Básica, abordou conteúdos teóricos para fortalecer a atuação dos profissionais nas salas de vacina. A fim de facilitar o aprendizado e acomodar os presentes em um espaço adequado, os profissionais foram separados em três turmas.
“Durante este período, todos os profissionais tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos – o que vai oferecer mais segurança a eles enquanto profissionais e mais qualidade para quem busca as unidades de saúde para se imunizar”, afirmou a diretora da Atenção Básica, Josemeia Prado.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) ampliou o número de vacinas e, atualmente, atende pessoas de diferentes faixas etárias, como crianças, adolescentes e idosos, além de gestantes pessoas com doenças crônicas. Isso exige atualização constante dos profissionais de saúde em todo o país, que precisam dominar armazenamento, aplicação e orientação à população.
Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas estão entre as ações de saúde pública mais eficazes, responsáveis por reduzir mortes e doenças, eliminar a varíola e interromper a transmissão da poliomielite e do sarampo no Brasil.
“Essa capacitação é uma importante ferramenta para reciclagem dos profissionais mais antigos, e aprendizados ao que estão iniciando sua jornada profissional em sala de vacinas, pois imunização é um tema de com atualizações constantes e, dessa forma, nós garantimos um atendimento seguro e de qualidade para nossa população”, acrescentou a enfermeira responsável pela Viep, Alyne Ambrogi.
A enfermeira Neise dos Santos comentou que a capacitação foi propícia para o esclarecimento de algumas dúvidas tanto teóricas quanto práticas, como situações referentes à limpeza das salas de vacina e lançamento de vacinação no sistema. “Foi muito produtivo”, disse.
“O curso foi bem proveitoso e foi muito útil para o nosso cotidiano. Alguns pontos essenciais foram relembrados e foi muito bom”, avaliou a técnica de enfermagem, Alessandra Marcelino.
“Pudemos reforçar nossos conhecimentos, inclusive, premissas fundamentais da imunização, e, ainda, nos conscientizarmos ainda mais importância da adesão de toda população referente a prevenção de doenças. A abordagem de protocolos, dinâmicas de fixação, garantiram a nós, profissionais da Saúde, uma maior segurança e ampliação do conhecimento da temática. Espero que futuramente possamos ter mais capacitações como essas para fortalecemos nossa rede”, finalizou o enfermeiro Pedro Alcântara.
A próxima turma está prevista para realizar a formação nos dias 29 e 30 deste mês.