Secretários de Turismo do Litoral Norte discutem agenda comum para Região

Na última quinta-feira, 12, os quatro secretários municipais de Turismo do Litoral Norte,  Luiz Bischof, de Ubatuba, Cristian Oliveira,  de Caraguatatuba, Edson Pavão, de São Sebastião e Ricardo Fazzini, de Ilhabela, se reuniram em Ilhabela  para discutirem uma agenda integrada de desenvolvimento turístico para o Litoral Norte. A reunião foi conduzida por Ricardo Fazzini visualizando uma nova sintonia entre as quatro cidades.

Um dos temas abordados foi o cruzeiro marítimo na temporada 2017/2018, quando Ubatuba passará novamente a receber navios, já com nove paradas programadas entre novembro/2017 e março/2018. Segundo Fazzini, que está em seu 11º ano como secretário de Turismo da Ilhabela e com anos de experiência em recepcionar os navios, Ubatuba é uma cidade que tem tudo para se desenvolver como destino dos cruzeiros marítimos, pois não tem tarifas portuárias e é rica em roteiros para serem visitados.

“A vinda novamente dos navios para cidade é o início de um trabalho sério, onde buscaremos uma melhor infraestrutura para receber os navios, bem como roteiros elaborados para as excursões em terra”, afirmou Luiz Bischof.

Circuito Litoral Norte

Os secretários defendem a retomada do Circuito Litoral Norte, em que as quatro cidades devem ser vistas como um único destino turístico da região e que a soma de ideias, potenciais, apoio e parceria deverá ser a bandeira do Litoral Norte para o crescimento turístico. A busca de recursos para os projetos turísticos das cidades e uma união na elaboração e captação destes foi abordada pelos secretários, além de um documento que será encaminhado às operadoras solicitando a ampliação do sinal de internet no Litoral Norte.

Como valorização, qualidade em atendimento e profissionalismo, Luiz Bischof colocou na mesa de discussão a importância dos guias de turismo no desenvolvimento dos nossos receptivos, onde salientou que Ubatuba é a cidade com o maior número de guias credenciados pelo Ministério do Turismo e que o assunto deverá ser discutido entre as cidades.

“Penso em quatro cidades e um único destino, pois somos cidades parecidas em nossas belezas naturais, cultura, geografia e história e somar forças para alavancar um turismo forte e organizado é uma forma de sucesso real para o Litoral Norte. Tenho como missão, dada pelo prefeito Sato, organizar o município para melhor receber os seus visitantes e proporcionar aos moradores a oportunidade de conhecer melhor a cidade que vivem. Tenho buscado tornar Ubatuba uma cidade rica não só em atrativos naturais, mas em infraestrutura, organização e interação com as comunidades caiçaras, quilombolas e indígena. Com esse propósito, irei buscar juntamente com o trade turístico caminhos que venham ao encontro da real vocação de Ubatuba que é a indústria limpa do turismo”, comenta Luiz Bischof.

O próximo encontro dos secretários de turismo do Litoral Norte será no dia 24 de janeiro em Caraguatatuba.

Reunião Turismo 1