Poder Executivo Municipal

Unidades de saúde atendem moradores e turistas com a chegada da temporada

Unidades de saúde atendem moradores e turistas com a chegada da temporada

O atendimento à população na temporada está tranquilo, tem tido um fluxo constante de pessoas mas sem maiores proporções. O tempo de espera é muito pequeno e, mesmo sendo de fora, as pessoas não deixam de ser atendidas. É assim que a equipe do programa de saúde da família (PSF) da unidade de Umuarama, no Centro de Ubatuba, relata o andamento das atividades nesta primeira semana do ano.

Indaiara Rugai, enfermeira do programa, conta que houve também mais presença de turistas na unidade por ser um posto central e por muitos preferirem ir ao posto do que enfrentar a espera na Santa Casa.

“Muitos nos procuram porque querem atualizar uma receita ou precisam de uma receita para uma medicação de controle que já tomam, ou fazer alguns curativos simples. Também porque necessitam de orientação quando têm sintomas de dengue, entre outros temas que não demandam maior complexidade”.

Somente na quinta-feira, 7 de janeiro, foram registrados 50 atendimentos entre consultas pré-agendadas, controles, curativos e injeções, o que equivaleu a cerca de 5 atendimentos por hora. Esse número aumenta ainda mais quando se considera os atendimentos eventuais, como para atualizações de receita ou a turistas.

“Acolhemos, orientamos, o médico olha se é algo mais complicado, fazemos curativos simples. Ninguém fica sem encaminhamento”, explica Indaiara. “Se observamos que é algo de maior complexidade, fazemos o primeiro acolhimento e atendimento e encaminhamos para a Santa Casa”.

Foi o caso, por exemplo, de José Carneiro Bastos, que é pintor e mora no Silop. “A tábua do andaime se rompeu e eu caí e machuquei as pernas”, contou. Ele foi levado por seus colegas à unidade, foi acolhido e avaliado pelo médico Eduardo Canutto Neto. Em seguida, a equipe chamou a ambulância do SAMU para o levar à Santa Casa para que fossem feitos os devidos exames, como raio-X para detecção de fratura.

Todas as unidades básicas de saúde de Ubatuba contam com equipes completas do Programa de Saúde da Família. Na UBS de Umuarama, além do médico, a equipe conta com oito agentes de saúde, três técnicas de enfermagem, um auxiliar de enfermagem e uma enfermeira, todos concursados.

cadastramento-umuarama inda-eduardo

Funcionario
/* * VLibras */