Fiscalização nas praias inibe “redes” de comércio irregular em Ubatuba

As ações de fiscalização do comércio irregular de praia deflagradas nos primeiros dias de 2016 pela Prefeitura resultaram em grandes apreensões de diferentes produtos que seriam comercializados irregularmente em Ubatuba. Além de prejudicar o empresariado local e os ambulantes devidamente regularizados, este tipo de prática também gera riscos aos consumidores.

Neste ano, as ações ganharam um reforço e não só nas praias. A diferença está no tipo de comando e abordagem, que vem cada vez mais conseguindo inibir os grandes fornecedores e redes organizadas de atuarem nas praias do município.

Nos primeiros dias do ano, ocorreu uma significativa apreensão de centenas de óculos em um imóvel que armazenava os produtos antes de serem distribuídos para ambulantes irregulares.

Já no último dia 8, a Guarda Municipal efetivou operação de combate ao comércio ambulante na Praia Grande e apreendeu um Veículo Van efetuando comércio irregular de alimentos com 162 pacotes de espetos de queijo, 140 espetos de coração de frango, 880 espetos de linguiça e 32 sacos de carvão, o que indica que o veículo também funcionava como central de distribuição.

“A Van foi conduzida à Vigilância Sanitária e foi constatado que os alimentos estavam próprios para consumo, sendo eles doados para o Lar Vicentino de Ubatuba; Casa Lar, onde são abrigadas crianças; e Lar Avivalista”, ressaltou o secretário de Segurança, Major Franco, parabenizando os envolvidos nas ações.

“Estamos em uma temporada muito movimentada e é fundamental que as praias tenham o mínimo de organização para todos desfrutarem e o comércio regular local trabalhar, gerando emprego e renda para a cidade. A cidade é extensa e são mais de 100 praias. Por isso, é fundamental que esse trabalho de inteligência e de pegar os “grandes” ajuda muito”, elogiou o prefeito Maurício, dizendo que os turistas também devem colaborar não apenas consumindo em locais regularizados, mas também na limpeza e conservação das praias.