Poder Executivo Municipal

Carreta da Mamografia realiza 545 exames em Ubatuba

Carreta da Mamografia realiza 545 exames em Ubatuba

Em apenas 11 dias de atendimento na cidade, a Carreta da Mamografia, do programa “Mulheres de Peito”, realizou 545 exames, desafogando a fila de espera pela mamografia no município. Equipado com mamógrafo e ultrassom, o veículo ficou na cidade entre os dias 23 de agosto e 3 de setembro, oferecendo em média 50 atendimentos diários.

Um levantamento da Secretaria de Saúde revela que com a colaboração da Carreta da Mamografia, Ubatuba está próxima de zerar a fila de mulheres que aguardam pelo exame. O feito deve ser alcançado até o final deste mês, por meio de uma parceria com as regionais que disponibilizam vagas de mamografia para o município.

Além dos exames, a Secretaria de Saúde aproveitou a presença da Carreta da Mamografia para reforçar outras ações de cuidados com a saúde da mulher. Foram oferecidas coleta de preventivo no Centro de Especialistas Médicas, o Postão; e durante o momento de espera pelo exame na carreta, equipes da saúde também desenvolveram rodas de conversa, sobre temas como autoestima, violência contra a mulher, quem sou, mulher na política e saúde da mulher. A iniciativa proporcionou interação e troca de experiências entre as participantes, gerando conhecimento e emoção.

A secretária adjunta de Saúde, Tatiana Mansur, falou sobre a importância das ações. “Estamos retomando os cuidados preventivos com a saúde da população, que ficaram comprometidos durante a fase mais intensa da Covid-19. Nosso foco foi a saúde da mulher, com a prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Cuidados com a saúde emocional também tem sido uma preocupação, visando melhorar sempre a qualidade de vida e o bem-estar dos munícipes que necessitam de atendimento do nosso Sistema Único de Saúde”, finalizou.

/* * VLibras */