Poder Executivo Municipal

Casamento Comunitário 2023 celebra o amor em Ubatuba

Casamento Comunitário 2023 celebra o amor em Ubatuba

Dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados. Esta também é a data determinada pela Lei Municipal  3.915/2016 para a realização do Casamento Comunitário em Ubatuba. Este ano, oito casais aproveitaram a ocasião para oficializar suas uniões junto de parentes, amigos e autoridades, que compareceram à Praia do Perequê-Açu na tarde de segunda-feira, 12, para testemunhar esse momento com que tantos apaixonados sonham.

Cerimônia, festa, todos os preparativos e recursos durante a cerimônia, como assessoria, celebração, filmagem, foto, som e iluminação, bouquets e decoração foram resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Assistência Social e outras secretarias, juntamente com a associação de casamentos Ubapracasar que, atualmente, conta com 32 associados.

No início da celebração, o vereador Adão Pereira, autor da lei, disse que participar desse momento é gratificante. “Na época em que criamos a lei, as pessoas tinham muita dificuldade para oficializar suas uniões dentro da legalidade. Achei que seria uma boa ideia que o Casamento Comunitário se tornasse lei para oficializar que todo dia 12 de junho, Dia dos Namorados, a gente pudesse fazer esse evento maravilhoso”, relembrou.

A cerimonialista Wanessa Martinez deu continuidade à celebração, lembrando os casais de momentos importantes, como o “primeiro sim” deles em cada etapa do relacionamento e destacou que o combustível de um relacionamento duradouro é o amor junto com a fé. “Não percam esse combustível. Em qualquer desafio, lembrem-se sempre do amor que os uniu e que o amor mantenha vocês unidos como na data de hoje”, enfatizou.

Após a troca das alianças e a assinatura dos certificados, os casais puderam posar para as fotos oficiais e, posteriormente, aproveitar a festa junto com seus oito convidados. Além de jantar com entrada, prato principal e sobremesa, cada casal recebeu um pequeno bolo para selar o momento.

O prefeito Marcio Maciel (MDB) parabenizou os recém-casados e manifestou sua satisfação de representar o município na ocasião. “Espero, do fundo do coração, que sejam parceiros um do outro e que a parceria, fidelidade e sinceridade permaneçam para que o casamento dure daqui a 10, 20, 30, 50 anos”, finalizou.

Casais

O casal mais jovem, Sabrina e Gabriel, está junto há cinco anos. Eles ficaram sabendo do casamento comunitário pelo pastor da igreja e pela rádio. Sabrina já tinha o sonho de casar e se sentiu realizada. “Achamos a cerimônia muito bonita. Foi bem mais do que a gente esperava”, confirmou o casal.

Já Ana Lúcia e Francisco decidiram formalizar a união depois de 30 anos de casados, filhos e uma linda história. Eles, que nunca pensaram em se casar, mudaram de São Paulo para Ubatuba em dezembro de 2022 e foram incentivados pela mãe de Ana Lúcia a celebrar o amor. “Decidimos regularizar a situação, já temos filhos grandes”, comentou Francisco. “A gente está muito feliz e gostaríamos de agradecer todos que proporcionaram a cerimônia. Nunca sonhei que me casaria, muito menos de uma maneira tão rápida. Estou me sentindo maravilhosa e poderosa”, comemorou a noiva.

Para Ana Lúcia, vivenciar esse momento na Praia do Perequê-Açu foi ainda mais especial pois, seu pai, que morava em São Paulo e tinha o sonho de viver na praia, foi cremado e teve suas cinzas jogadas ao mar no local. “Eu tenho certeza que, de algum lugar, ele testemunhou o que aconteceu aqui hoje”, finalizou.

 

/* * VLibras */