Poder Executivo Municipal

Defesa Civil estadual prorroga alerta para pancadas de chuva

Defesa Civil estadual prorroga alerta para pancadas de chuva

A Defesa Civil de São Paulo estendeu o alerta para pancadas de chuva em algumas regiões do estado, inclusive para a região de Ubatuba, entre esta sexta-feira, 16, e domingo, 18. Para o Litoral Norte, estão previstos até 150 mm de chuva.

Em Ubatuba, chove desde quarta-feira, 14, e os índices pluviométricos de algumas regiões ultrapassam os 100 mm nas últimas 72 horas, o que coloca a cidade em estado de alerta.

Os bairros com maior índice são da região centro e norte: Almada (129.63 mm), Itamambuca (144.46 mm), Centro (116.77 mm) e Perequê-Açu (119.54 mm). Na região sul, os bairros mais atingidos são Araribá (139.97 mm) e Lázaro (91.13 mm).

A Defesa Civil de Ubatuba reforça que a população não deve enfrentar enxurradas e inundações. “Apenas 30 cm de água em movimento são suficientes para arrastar um veículo”, reforçou o diretor do setor, Wagner Lopes.

Nesses casos, motoristas devem reduzir a velocidade e manter distância segura de outros veículos, além de redobrar a atenção diante de possíveis bloqueios viários por queda de árvores ou alagamentos.

Moradores de área de risco precisam ficar atentos a sinais como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados, pois o deslizamento de massa pode causar danos em residências.

Ocorrências

A Defesa Civil de Ubatuba não registrou grandes ocorrências com as chuvas entre 15 e 16 de fevereiro. Foram quatro quedas de árvores da região da praia Vermelha do Centro e duas quedas de árvores na BR 101.

Houve, ainda, alagamentos em pontos corriqueiro, como avenida Rio Grande do Sul, rua da Usina Velha e Núcleo Botafogo. Também foi registrada uma alta no nível de água na região da ponte do bairro Angelim e na da ponte Ubatumirim, principalmente, devido a alta da maré, que dificulta o escoamento.

Ventos

É importante lembrar que ainda se mantém o alerta do Instituto nacional de Meteorologia (Inmet) sobre possibilidade de ventos intensos que podem ir de 60 a 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Contato

Qualquer ocorrência e danos causados por esse evento previsto,  deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 , pelo e-mail defesacivil@ubatuba.sp.gov.br ou pela página oficial da Defesa Civil no Facebook: https://www.facebook.com/defesacivilubatuba.

/* * VLibras */