Poder Executivo Municipal

Chuvas: Defesa Civil garante segurança de famílias em áreas atingidas

Chuvas: Defesa Civil garante segurança de famílias em áreas atingidas

Conforme alerta da Defesa Civil para o fim de semana de 19 a 21 de janeiro, Ubatuba registrou altos índices pluviométricos. Algumas regiões acumulam mais de 100 mm de chuva em 72 horas, o que coloca a cidade em estado de atenção.

A Defesa Civil trabalha em atendimento a ocorrências, principalmente de alagamento. Na manhã desta segunda-feira, 22, três vias foram totalmente interditadas para a passagem de veículos: a avenida Rio Grande do Sul – trecho da altura do 918 até o entroncamento com a travessa Yassou Utyiama, que vem da pista; rua Pará, que fica ao lado do aeroporto e a rua Goiás, no Parque Vivamar.

Na estrada do Monte Valério, a queda de uma árvore chegou a interromper a passagem de veículos, mas nesta manhã já estava desobstruída.

Devido ao alagamento na região da avenida Rio Grande do Sul, cinco pessoas foram retiradas e encaminhadas à casa de parentes: três crianças, cujos pais permaneceram no local, e um casal de idosos.

De acordo com o diretor da Coordenadoria de Defesa Civil de Ubatuba, Wagner Lopes, o órgão ainda não recebeu nenhum alerta de deslizamento de massa, porém, devido ao número elevado registrado pelos pluviômetros, a Defesa Civil de Ubatuba continua monitorando as áreas de risco. Ainda segundo ele, a previsão é que a chuva permaneça até quarta-feira, 24.

Orientação

É importante lembrar que a população não deve enfrentar enxurradas e inundações. Para os motoristas, a recomendação é que reduzam a velocidade, mantendo distância segura de outros veículos, e estejam atentos a possíveis bloqueios viários por queda de árvores ou alagamentos.

Além disso, moradores de área de risco necessitam redobrar a atenção a sinais como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, postes e árvores inclinados, pois o deslizamento de massa pode causar danos em residências.

Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199.

 

Pluviômetros

Acumulados em 96 horas

Figueira – 176.92 mm

Lagoinha – 170.64 mm

Perequê-Mirim – 111.28 mm

Marafunda – 92.82 mm

Centro – 76.21 mm

Perequê-Açu – 76.47 mm

Itamambuca – 68.71 mm

 

Abastecimento de água

A Sabesp informa que, em decorrência das chuvas,  o sistema de abastecimento de água da região central também está prejudicado nesta segunda-feira (22).

As equipes da concessionária estão trabalhando na limpeza das captações para restabelecer a produção de água em sua capacidade máxima e normalizar a distribuição o mais breve possível. Durante esse período, a Companhia pede a compreensão dos clientes e recomenda o uso consciente da água contida nas caixas-d’água dos imóveis.

Os bairros que podem sofrer intermitência são: Centro, Coqueiras, Domingas Dias, Estufa I, Estufa II, Figueira, Flamengo, Flamenguinho, Horto Florestal, Iperoig, Ipiranguinha, Itaguá, Jardim Carolina, Jardim Samambaia, Lázaro, Marafunda, Mato Dentro, Morro das Moças, Parque do Ministérios, Pedreira, Perequê-Açu, Perequê-Mirim, Ponta das Toninhas, Ponta Grossa, Praia Grande, Ressaca, Saco da Ribeira, Santa Rita, Sesmaria, Sununga, Tenório, Toninhas, Usina Velha e Vale do Sol.

A Sabesp pede desculpas pelos transtornos e segue à disposição pelo telefone 0800-0550195 e pelo WhatsApp (11) 3388-8000.

Atualizado às 12h13

/* * VLibras */