Poder Executivo Municipal

Mais de 200 pessoas são esperadas na I Conferência das Comunidades Tradicionais

Mais de 200 pessoas são esperadas na I Conferência das Comunidades Tradicionais

Com o tema “Povos e Comunidades Tradicionais e o Direito à Cidadania”, a I Conferência Municipal das Comunidades Tradicionais de Ubatuba acontece nesta terça-feira, 21, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, no Centro da cidade.

O encontro tem o objetivo de promover o debate, a reflexão e o encaminhamento de pautas relevantes das comunidades tradicionais do município, além de promover a valorização, salvaguarda, fortalecimento de seus direitos e o desenvolvimento sustentável, entre outros aspectos.

O secretário de Assistência Social de Ubatuba, Anderson Paiva, enfatizou a importância da realização do evento “A I Conferência das Comunidades quilombolas, indígenas e caiçaras é um marco na História de Ubatuba. Estamos aqui para realizá-la e, assim, montar o Plano Municipal das Comunidades Tradicionais. É um evento grande e estamos muito felizes com o envolvimento das comunidades. Foram nove pré-conferências para resultar nesta iniciativa, com o envolvimento da sociedade civil e do poder público. Esperamos que o evento aconteça da melhor forma possível”, frisou.

A previsão é de que mais de 200 pessoas participem da conferência, entre delegados e delegadas das comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e caiçaras, convidados, autoridades públicas, representantes de organizações da sociedade civil e observadores.

Para Marcos Tupã, cacique da Aldeia Boa Vista,  as expectativas para o encontro são grandes, principalmente sobre o reconhecimento das questões trazidas pelas comunidades tradicionais.

Esse também é um anseio da representante do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba, Luisa Vilas Boas Cardoso, que pertence à  comunidade caiçara do Prumirim “A expectativa é que as demandas das comunidades tradicionais virem políticas públicas e sejam efetivadas no município”.

“Este é um espaço democrático e espero que as comunidades hoje se manifestem e reivindiquem seus direitos e tenham posicionamento bem claro. É um momento histórico. As comunidades tradicionais estão sendo exterminadas e seus defensores também, como os companheiros que foram assassinados na Amazônia. Em 2021 foram centenas de lideranças de comunidades tradicionais executadas que não saíram noticiários porque são pessoas pobres, pretas, indígenas”, afirmou Jurandir José do Prado, quilombola da Comunidade da Caçandoca, região sul.

 

——————————–

Além dos debates em torno aos eixos temáticos da conferência, a programação da conferência inclui apresentações culturais das comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras. Confira a seguir:

 

MANHÃ

8h Credenciamento

8h30 Apresentação cultural: Coral da Aldeia Boa Vista “Xondaro Mirim Maborai” / Coral da Aldeia Renascer “Renascer Ywyty Guaçu”

9h Abertura

9h20 Apresentação do processo de criação da Conferência e do processo de realização das Pré-Conferências

10h Apresentação da Metodologia adotada na Conferência e separação dos subgrupos por eixo temático

10h20 Discussão nos subgrupos por eixo temático: Cultura e Identidade; Trabalho, Renda e Pesca Artesanal; Saúde e Saneamento Básico; Educação, Inclusão Digital, Esporte e Lazer

11h30 Plenária manhã – Apresentação do resultado da discussão dos Subgrupos

TARDE

13h30 Apresentação cultural: Grupo “Ô de Casa”, do Quilombo da Fazenda

14h Discussão nos subgrupos por eixo temático: Assistência Social e Soberania Alimentar e Nutricional; Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Infraestrutura e Direito ao Território; Transporte e Segurança Pública

15h Plenária tarde – Apresentação do resultado da discussão dos Subgrupos

16h Plenária Final – Deliberação sobre Relatório da Conferência, Plano Municipal das Comunidades Tradicionais e demais encaminhamentos

18h Encerramento com apresentação cultural do “Fandango Caiçara de Ubatuba”

 

/* * VLibras */