Poder Executivo Municipal

Governo de São Paulo, Prefeitura Municipal e Exército se reúnem na Folha Seca

Governo de São Paulo, Prefeitura Municipal e Exército se reúnem na Folha Seca

Tarcísio de Freitas assinou autorização para construção de três pontes em Ubatuba

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve na cidade de Ubatuba no último domingo, 10, e assinou autorização para a construção de três pontes no município.

O termo foi firmado no bairro da Folha Seca, ao lado da Prefeitura Municipal, do Exército, de autoridades e de moradores do bairro.

A ação ocorreu após os estragos causados pelas chuvas intensas na última semana (um acumulado de 380 mm) que causou o desabamento de uma ponte e deixou a comunidade da Folha Seca isolada na última quinta-feira,7.

O investimento do Estado para as construções será cerca de R$ 7 milhões. Duas das pontes previstas são sob o Rio Escuro, na Folha Seca, e a terceira deverá ser construída no bairro Figueira, sob o Rio Grande, na comunidade conhecida como Pipoca.

Socorro imediato

Após a queda da ponte na Folha Seca, o Exército instalou uma passarela temporária em apenas sete horas, possibilitando a passagem dos pedestres. Na operação, as equipes fizeram a passagem de um cabo de ferro de uma margem a outra do rio, para dar sustentação aos materiais. Na sequência, foi instalada a passarela de ferro, em placas pré-moldadas.

A passagem deve ficar instalada até a Defesa Civil de São Paulo projetar e construir a nova ponte definitiva.

“Vamos restabelecer essa mobilidade. Serão pontes definitivas, vamos levar em consideração a elevação do nível dos rios, tempo de recorrência, fazer dentro de uma técnica que vai dar uma perenidade a essas estruturas”, explicou o governador.

A assistência

A Secretaria de Assistência Social mantém um acompanhamento minucioso das famílias afetadas pelas chuvas, entregando cestas básicas às que se encontram em situação de vulnerabilidade social e estão referenciadas nos sistemas do CRAS. Além disso, está conduzindo uma análise das demais necessidades emergentes na comunidade.

/* * VLibras */