Corpo de Bombeiros de Ubatuba conquista caminhão

A Base de Bombeiros de Ubatuba recebeu nesta semana seu caminhão Auto-Bomba e o veículo comprado com a Taxa de Incêndio encontra-se na base da corporação à disposição da população. Pela primeira vez na história, a cidade conta com um veículo exclusivo para o combate a incêndios e para o atendimento de emergências.

Adaptado pela empresa RONTAN especialmente para atender as necessidades e as peculiaridades do município, a viatura possui autonomia de 5 mil litros de água, um canhão de ataque em sua parte superior, um mangote pré-conectado em sua lateral para ataque rápido, um guincho com potência de 17000 CV, cabine estendida para o transporte de até oito bombeiros, além de diversos compartimentos para condução de equipamentos e materiais de salvamento.

Nestor Gama Pinto, subtenente e comandante dos bombeiros na cidade, explica que o caminhão possui uma tecnologia avançada e completamente adaptada à realidade ubatubense. “Por exemplo, nosso caminhão tem um “snorkel” e nos permite trabalhar em casos de grandes enchentes. Outro exemplo é o guincho, instalado na parte frontal, muito útil em quedas de árvores ou acidentes de automóveis”, diz Gama.

Gama também destaca a importância da cidade ter um caminhão exclusivo e explica. “A distância entre Ubatuba e as cidades mais próximas é de mais de 50km. Precisávamos muito de um caminhão com grande autonomia e adaptado à nossa realidade. Felizmente, ele tem todas as características necessárias”, afirma.

Ainda de acordo com o comandante, a viatura pertencerá ao município e só sairá da cidade em caso de baixa para manutenção, conserto ou para apoiar bombeiros de outras cidades vizinhas em ocorrências de grande porte. O custo da montagem da Auto-Bomba é de aproximadamente R$ 340 mil.

O prefeito Mauricio (PT) também comemora a chegada do caminhão. “Seguimos em nossos esforços de modernização da estrutura ubatubense e esse caminhão representa um grande passo neste sentido”, comenta o prefeito. “A chegada desse veículo representa muito mais segurança para nossa população e para nossos turistas”, completa o prefeito.