Poder Executivo Municipal

Saiba como e onde doar sangue através dos serviços de saúde

Saiba como e onde doar sangue através dos serviços de saúde

Hoje, 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Doação de Sangue e a Prefeitura de Ubatuba destaca a importância do gesto solidário que salva vidas e reforça as ações locais que incentivam os moradores a se tornarem doadores regulares.

Embora a cidade não conte com hemocentro próprio, o município disponibiliza transporte gratuito para o Hemocentro de Taubaté, referência no atendimento aos pacientes da região e quem abastece nosso município. O serviço é organizado em parceria pela Santa Casa, Secretaria de Saúde e ONGs e pode ser agendado previamente pelos interessados em doar – homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90.

Uma das turmas de Ubatuba que fazem a ação periódica de doação, cerca de duas vezes ao mês, é a ONG Turma da Giovana. Para quem se interessa em doar sangue e salvar vidas, é disponibilizado a van para transporte pela Secretaria de Saúde, agendada através do próprio grupo. Cabe destacar que a manutenção dos estoques de sangue é essencial para garantir segurança nos atendimentos de emergência, por isso a doação periódica é tão importante. O sangue doado é frequentemente utilizado para atender vítimas de acidentes, garantir estoques para cirurgias e suprir demandas de pessoas com doenças crônicas ou hematológicas.

“A comunidade pode participar ativamente das campanhas de doação, divulgando ações, incentivando familiares e amigos. Doar é um ato simples que pode impactar vidas em poucos minutos podemos fazer a diferença para inúmeras famílias. Ser parte dessa corrente do bem traz uma sensação muito boa”, contou a organizadora da Turma da Giovana, Adrielli Pereira.

Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas, já que os componentes do sangue são separados e utilizados conforme a necessidade clínica de cada paciente.

“Aqui na Santa Casa realizamos uma média de 47 solicitações de transfusão por mês e utilizamos uma média de 70 hemocomponentes por mês, todos eles oferecidos pelo Hemonúcleo de Taubaté. É muito importante a doação e a reposição deste estoque. Nós nunca sabemos quando nós ou nossos familiares vão precisar e essa doação pode salvar a vida de alguém”, explicou a coordenadora da agência transfusional da Santa Casa de Ubatuba, Laiza dos Santos.

Quem pode doar
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade com autorização do responsável);
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Estar em boas condições de saúde;
– Estar alimentado para fazer a doação, refeições leves. Evitar alimentos gordurosos (bacon, ovos, gordura animal, manteigas, etc);
– Apresentar documento oficial com foto.

Impedimentos temporários ou definitivos:
– Febre ou sintomas gripais nos últimos dias;
– Piercing ou tatuagem recentes (prazo mínimo de 12 meses);
– Não faça uso de bebidas alcoólicas e de substâncias ilícitas nas 12h anteriores a doação;
– Gestação ou parto recente;
– Cirurgias recentes ou uso de determinados medicamentos;
– Doenças transmissíveis pelo sangue.

Para fazer parte da iniciativa, basta entrar em contato com o grupo Turma da Giovana ou a Santa Casa e solicitar o agendamento do transporte ao Hemocentro. A Prefeitura reforça que a participação de novos doadores é essencial para manter o atendimento seguro e contínuo na rede pública. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias.

Segundo os dados do próprio Hemocentro de Taubaté, o município de Ubatuba é referência como a cidade do Vale do Paraíba, Litoral Norte e região que mais leva doadores de sangue para Taubaté. Se for doar, não esqueça de fazer a doação em nome da Santa Casa de Ubatuba.

A história da ONG
A Turma da Giovana surgiu através de uma necessidade. Giovana estava passando as férias em Ubatuba, na casa de parentes locais quando sofreu um acidente de bicicleta. Ao ser encaminhada para a Santa Casa, a equipe técnica percebeu que o sangramento simples do machucado não melhorava. Foi realizada uma investigação pela equipe e descobriram uma doença Leucemia Mieloide Aguda (LMA). Daí em diante começou a campanha de doação de sangue e a turma só aumenta a cada mês.

Quem se interessar pode entrar em contato com eles pelo grupo do WhatsApp CLICANDO AQUI

/* * VLibras */