
Os estudantes dos 8º anos da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, localizada no Centro de Ubatuba, participaram de uma palestra com o tema “Povos Quilombolas: Questões Étnico-Raciais, Ancestralidade, Relações com a Terra, Parentesco, Território e Tradições Culturais”, na última terça-feira, 11.
A atividade foi conduzida por Vicentina Gabriel do Prado Azevedo, professora da Rede Municipal de Ensino, e Tayna Soares do Prado, aluna do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC). O encontro reuniu 195 alunos e proporcionou momentos de aprendizado e reflexão sobre a diversidade cultural e a valorização das identidades étnicas.
Durante a palestra, os estudantes conheceram mais sobre as comunidades tradicionais de Ubatuba (caiçaras, indígenas e quilombolas), suas histórias, costumes, modos de vida e a relação com o meio ambiente. A professora Vicentina destacou a importância de reconhecer a ancestralidade e a identidade individual, incentivando os alunos a refletirem sobre suas origens e raízes.
Um dos temas centrais abordados foi a educação antirracista. As palestrantes apresentaram estratégias práticas de enfrentamento ao racismo, como não minimizar atitudes discriminatórias, promover o respeito, reconhecer as vozes e experiências das pessoas negras e denunciar casos de preconceito.
“Com essa iniciativa, a escola reafirma seu compromisso com uma educação inclusiva, consciente e antirracista, valorizando as diferentes histórias e culturas que compõem a sociedade brasileira”, afirmou a coordenadora pedagógica da escola, Andrea Giannini.
A palestra também destacou a Lei nº 7.716/1989 (Lei do Racismo), que estabelece punições para crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
“Quando a escola atua sob a perspectiva do enfrentamento do racismo estrutural, contribui diretamente para a valorização das identidades negras e o fortalecimento do respeito às diferenças”, ressaltou o secretário adjunto de Educação, José Carlos Firme.