7ª edição do Festival da Cultura Guarani tem início em Ubatuba

Barracas de artesanatos indígenas, muita música e homenagens marcaram a abertura da sétima edição do Festival da Cultura Guarani, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 19, na Aldeia Boa Vista, no Prumirim.

O início do evento, que seguirá até o dia 21 com extensa programação cultural, das 10h às 17h, contou com apresentação do Coral Chamando Nhemompuã (Sol Nascente) e homenagens aos primeiros moradores da Aldeia Boa Vista e aos professores locais.

“Hoje temos uma rede de apoio, mas lá atrás quando tudo começou sabemos que era mais difícil, e eles lutaram para sermos reconhecidos, por isso fazemos questão de homenageá-los e também homenagear todos os professores da nossa comunidade – que ensinam aqui dentro, sem precisar que as crianças tenham que ir para cidade”, lembrou Luiza Kerexu, liderança indígena.

Na ocasião, receberam os agradecimentos de todos os presentes os indígenas pioneiros e responsáveis pelo início da Aldeia Boa Vista, formada em meados da década de 60: Altino Wera Mirim, que já foi cacique, seu irmão Venâncio, dona Olga, dona Santa e dona Jandira. “Foi muita luta mesmo para chegarmos aqui, mas procuramos os nossos direitos, nossa terra. E hoje somos reconhecidos por todos”, comentou Altino.

Neste ano, o Festival Guarani também tem o propósito de apresentar as demais manifestações culturais presentes no município, como a tradição Caiçara e Quilombola, fazendo uma grande festa dos povos de Ubatuba. “Convidamos as comunidades caiçaras e quilombolas para participar e teremos várias atrações como danças indígenas, caiçaras e afros, e todos estão convidados a vir para poder fazer essa troca com o nosso povo tradicional aqui de Ubatuba. Tragam o seu saber e levem os nossos também”, reforçou Luiza.

O acesso para a Aldeia Boa Vista é feito pela rodovia Br 101, km 29,5 – no bairro do Prumirim, e a entrada para o Festival custa R$20,00 (para passar o dia). Quem tiver interesse também poderá acampar na aldeia durante o Festival e ter uma vivência mais aprofundada, basta entrar em contato e fazer o agendamento por meio do telefone (12) 99618-8595.

A festividade tem o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart). “Para a Fundart é sempre um orgulho apoiar o Festival Guarani e poder prestigiar a cultura tão rica da tradição indígena presente na nossa cidade”, concluiu a diretora-presidente da Fundação, Thaila Brito, que esteve no primeiro dia do evento.

Confira abaixo a programação completa:

Sexta-feira, dia 19

10h – Abertura

10h30 – Coral Chamando Nhemompuã(Sol Nascente)

11h – Roda de conversa (Aruã Potyguara)

12h – Coral Nhandu Nhemompuã (Sol Nascente)

14h – Fandango Caiçara (Mario Gato)

15h – Fishermans Sound System

Sábado, dia 20

10h – Coral Xondaro Mirim Mborai

11h – Roda de Conversa (Aruã potyguara)

13h – Vinícius Toledo( Performance Quem Somos Nós)