
Conforme previsão da Defesa Civil, Ubatuba registrou chuva intensa desde a noite de sexta-feira, 4, continuando durante toda a madrugada.
A cidade está em estado de alerta, pois os índices pluviométricos ultrapassaram os 100 mm no período de 72 horas. A previsão da Defesa Civil do estado era de 250 mm de chuva no período entre quinta e domingo – quantidade prevista, em média, para o mês todo. Entretanto, regiões como a Marafunda, na região oeste, estão com acumulados de 177 mm.
Devido ao alto volume de chuva, algumas regiões estão alagadas. O bairro do Taquaral tem uma família de 12 pessoas (5 adultos e 7 crianças/ adolescentes) e outra de sete pessoas (5 adultos e 2 criança/ adolescente) abrigadas na escola Simeão. Além disso, agora pela manhã de sábado, 5, a Defesa Civil está vistoriando áreas como Sesmaria e Folha Seca.
A rua Rio Grande do Sul teve um trecho interditado devido ao transbordamento do Rio Tavares. A Defesa Civil e o Trânsito sinalizaram o local também nesta manhã.
Outras ocorrências registradas no período da noite foram quedas de árvores:
Queda de árvores, com interdição total da via, no Rio Escuro – queda de 7 árvores e uma de grande porte; uma queda de árvore no acesso do bairro Casanga – trecho da rodovia sem interrupção de trânsito; queda de árvore com um cabeamento energizado nas Toninhas;
queda de árvore energizada com apoio da Elektro na Ponta Grossa; queda de árvore pela Itamambuca, onde houve uma interdição parcial meia pista, e uma queda mais severa na divisa do Camburi, onde houve praticamente interdição total.
A Defesa Civil continua fazendo o monitoramento dos pluviômetros e das áreas de risco. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social está fazendo um levantamento do quantitativo de pessoas que estão desalojadas, precisando de apoio, para solicitar ajuda humanitária, referente a parte de insumos, junto à Defesa Civil estadual: itens como colchões, cobertores, cesta básica, material de limpeza e água.
A secretaria de Infraestrutura trabalha, nesta manhã, no acesso ao transbordo para que a coleta de lixo não seja afetada.
Situação atualizada 5/4 às 9:40
A entrada do bairro da Folha Seca foi provisoriamente interditada.
Situação atualizada 5/4 às 11:06
Abastecimento de água:
A Sabesp informa que as fortes chuvas que atingem Ubatuba desde a tarde de sexta-feira ,4, afetaram o sistema de abastecimento em algumas localidades. Neste sábado, 5, equipes trabalham na recuperação dos sistemas Carolina e Itamambuca que abastecem os bairros do Lázaro a Barra Seca, Figueira e Itamambuca. A previsão é que a recuperação do abastecimento seja gradativo até domingo,6.
A companhia orienta os moradores para que usem a água dos reservatórios domiciliares de forma consciente até a recuperação completa do sistema. Caminhões-pipa também estão sendo disponibilizados para atender emergências. Os canais de atendimento da Sabesp estão disponíveis 24 horas para solicitações e orientações sobre o uso consciente da água. Os clientes podem entrar em contato gratuitamente pelo telefone 0800 055 0195 ou pelo WhatsApp oficial no número (11) 3388-8000 ou na Agência Virtual (agenciavirtual.sabesp.com.br).
Situação atualizada 5/4 às 11:35
A Defesa Civil de Ubatuba informa que seu telefone
199 apresenta instabilidade. Quem não conseguir contato com
o órgão pode utilizar o 193 do Corpo de Bombeiros como alternativa.
Situação atualizada 5/4 às 12:15
Acesso ao bairro Folha Seca liberado após os serviços executados pela Secretaria de
Infraestrutura no local.
Situação atualizada 5/4 às 20:35
As famílias desalojadas permanecem na EM José Belarmino Sobinho.
A Defesa Civil está realizando vistoria para poder liberar o retorno deles as suas casas, bem como vistoriando outras áreas de risco no município. Não foi registrada mais nenhuma ocorrência grave e o Cemaden emitiu um comunicado de tendencia a normalização do risco hidrológico.
Situação atualizada 6/4 às 11:27
Atualmente, 18 pessoas se encontram alojadas na EM Simeão. As demais retornaram para suas residências.
Situação atualizada 7/4 às 9:03