Poder Executivo Municipal

Ubatuba conta com 143 Agentes Comunitários de Saúde

Ubatuba conta com 143 Agentes Comunitários de Saúde

Promover a integração dos serviços básicos de saúde com a comunidade, atuando na prevenção de doenças e promoção da saúde. Essas são algumas das funções dos 143 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam em Ubatuba e frequentemente visitam os moradores e mapeiam as necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os profissionais são divididos em 27 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). O trabalho dos ACS é fundamental para a saúde da cidade, com suporte aos munícipes de todas as regiões, incluindo as comunidades mais afastadas e os grupos tradicionais. De forma geral, os agentes residem na mesma região em que atuam, conhecendo de perto as necessidades da comunidade e reforçando a confiança e o vínculo com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Fazem parte das funções dos agentes: realizar diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade; cadastrar novos moradores; realizar visitas domiciliares periódicas para monitoramento de situações de risco à família; encaminhar os pacientes aos serviços de saúde sempre que necessário; ajudar na busca ativa de doenças; desenvolver ações educativas e permanentes de saúde; orientar as famílias quanto aos tratamentos e prevenções, entre outras atividades.

De acordo com a diretora da Atenção Básica, Márcia Santos, o mapeamento dos problemas de saúde mais frequentes em cada região do município permite o desenvolvimento de estratégias eficientes de atuação, com melhora na qualidade de vida dos moradores.

/* * VLibras */