Poder Executivo Municipal

Calor: Ubatuba pode registrar temperaturas acima da média

Calor: Ubatuba pode registrar temperaturas acima da média

A Defesa Civil do Estado informa sobre a previsão de altas temperaturas, em decorrência de uma onda de calor que predomina em todo o país, entre os dias 14 e 16 de dezembro.

A chegada de uma massa de ar quente vai provocar a alteração climática, resultando em momentos de calor intenso também em todas as regiões do estado de São Paulo. O evento tem origem no aquecimento global e no fenômeno El Niño.

Para o Litoral Norte, a máxima prevista é de 32ºC e deve ser uma prévia dos próximos meses, já que o verão chega no dia 22.  Essa é a nona onda de calor registrada no país em 2023 e, de acordo com especialistas, a previsão é que a temperatura no planeta suba de 2,4º C a 2,6ºC até 2050 – o que se distancia e muito da meta do Acordo de Paris, que pretende limitar o aquecimento global a 1,5°C até a mesma data.

COP28

As causas e consequências das mudanças climáticas motivaram os principais debates da Conferência das Partes (COP 28), que aconteceu nos Emirados Árabes de 30 de novembro a 12 de dezembro e reuniu 198 países, culminando no texto final do acordo que firma o compromisso com a transição dos combustíveis fósseis.

Ainda na COP, foi reforçada a importância de tornar as discussões em ações práticas, com base no lema “We united. We acted. We delivered” (Nós nos unimos. Nós agimos. Nós entregamos).

“Para lidar com o aumento das ondas de calor e outros impactos do aquecimento global, são necessárias medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, adotar práticas sustentáveis, como por exemplo a transição para fontes de energia renovável, conservação de recursos naturais, políticas de mitigação climática e esforços globais para reduzir a pegada de carbono”, explicou a assessora do diretor de Planejamento de Intervenções Ambientais Urbana e formada em Silvicultura Florestal, Caroline Brito Vilela.

Ela ainda reforçou que é possível, como cidadãos e no local que nos encontramos, contribuir com pequenas mudanças de comportamento, como, basicamente, não utilizar combustíveis fósseis, tentando substituir pelo etanol.

“Optar por transporte público ou transportes coletivos, usar bicicleta o máximo que puder, reduzir o consumo do plástico, reduzir consumos, reutilizar, repensar no que você está consumindo são atitudes simples e que causam impacto positivo. Tudo o que a gente produz gera energia e consome energia, então isso também está associado diretamente ao petróleo”, elencou.

Saúde

As altas temperaturas também podem afetar a saúde dos cidadãos ubatubenses. Segundo o responsável pela coordenação médica da Atenção Básica em Ubatuba, Dr. Rogério Carvalho, a hidratação e os cuidados com a exposição ao sol são fundamentais.

“É importante evitar a exposição direta ao sol, principalmente, nos horários mais quentes entre 10h e 16h h, quando os raios são mais fortes. Entretanto, quando houver exposição, existem alguns cuidados indispensáveis, como cobrir áreas expostas com roupas apropriadas: calça e camisa de manga comprida, utilizar óculos escuros e chapéus de abas largas, que ajudam a proteger o rosto e o corpo e usar sempre protetor solar com fator de proteção”, destacou o médico.

 

/* * VLibras */