Prefeitura de Ubatuba inaugura UBS do Perequê-Açu

A população de Ubatuba já pode comemorar a entrega de mais uma importante obra para a cidade: a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Perequê-Açu. O prédio foi entregue na tarde desta quarta-feira (24) e atenderá cerca de 11 mil moradores dos bairros do Perequê-Açu, Sumidouro, Usina Velha, Pedreira Alta e Pedreira Baixa.

O imóvel soma 432 metros quadrados e conta com 27 salas, sendo: uma recepção com banheiro adaptado para pessoas com deficiência (PcD); cinco consultórios – um com banheiro PcD; consultório odontológico; farmácia; sala de inalação; curativo; vacina; coleta de exames; sala de observação; de atividades coletivas; expurgo; esterilização; almoxarifado; sala de Tecnologia da Informação (TI); sala de administração; depósito de material de limpeza; depósito; copa; sala dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS); vestiários masculino e feminino; vestiário PcD; casa de gases/compressor; área externa para atividades.

Os móveis da nova UBS foram instalados de forma planejada e o prédio é sustentável, possui um sistema de reaproveitamento de água da chuva que garantirá mais economia ao município e cuidados com o meio ambiente.

Para os atendimentos, o posto conta com duas Equipes Saúde da Família (ESF), composta por três médicos, duas enfermeiras, seis Técnicos de Enfermagem e 12 Agentes Comunitários de Saúde.

A prefeita Flavia Pascoal celebrou a conquista e falou sobre os impasses encontrados para finalizar a obra. “A construção ficou abandonada por mais de 10 anos, resgatamos o projeto, vencemos a burocracia e hoje estamos entregando mais um importante equipamento que muito ajudará a cuidar da saúde da nossa população”, disse a prefeita durante a cerimônia de inauguração.

Já o secretário Municipal de Saúde, Josué Gulli, reforçou que o novo espaço é moderno, amplo e acolhedor. “É uma grande satisfação fazer parte dessa entrega e sabemos que será muito bem aproveitada pelos moradores. A unidade está bem estruturada, terá tratamento odontológico e suporte para oferecer um atendimento de alta qualidade”, finalizou.

O prédio da Unidade Básica de Saúde fica na Rua Padre Manoel da Nóbrega, nº 1801. Com os trâmites da mudança, a nova UBS deverá ser liberada para atendimentos no próximo dia 31.