Poder Executivo Municipal

Traga seu evento para praia: prazo para integrar Calendário Turístico está acabando

Traga seu evento para praia: prazo para integrar Calendário Turístico está acabando

Empreendedores que sonham realizar seu evento na praia devem correr para aproveitar uma grande oportunidade: até o dia 14 de janeiro, a Secretaria de Turismo (Setur) recebe propostas de eventos turísticos, desde que atendam os critérios do edital.

Sociedades, clubes e demais entidades promotoras de eventos, que tenham iniciativas agendadas para 2024 e que queiram acrescentá-los no calendário do município, têm apenas uma semana para se inscrever.

A Manifestação de Interesse estimula e profissionaliza os eventos em Ubatuba, ampliando, cada vez mais, as atrações que compõem o Calendário Turístico oficial da cidade.

O documento com todas as informações pode ser conferido  aqui  e a inscrição pode ser feita online por meio deste link. Podem ser inscritas propostas de eventos com temática esportiva, cultural, religiosa, náutica, ecológica, gastronômica e de negócios.

Calendário Turístico

O Calendário Turístico é uma ferramenta de promoção coletiva de eventos. O objetivo é selecionar eventos com potencial para promover a cidade durante o ano todo, em especial, no período denominado como baixa temporada.

“Queremos movimentar os setores produtivos da cadeia local do turismo e promover o destino Ubatuba de forma organizada. O envio de propostas facilita a composição de uma programação com eventos de diferentes segmentos, que contemplam todo o tipo de público”, explicou o secretário adjunto da pasta, Thiago Ramos.

Esse é um processo que acontece desde 2016 e apresenta resultados positivos. Segundo a Setur, as principais vantagens são geração de renda para a classe trabalhadora local, o incentivo à cultura e ao esporte e a valorização das comunidades tradicionais

“O turista pode se programar com antecedência para estar por aqui exatamente no fim de semana do evento preferido. Além disso, é uma vantagem para trade também, que pode se organizar semanas antes para receber quem vem de fora”, acrescentou Ramos.

Seleção

No julgamento, serão levadas em conta características como fortalecimento da cultura tradicional; visibilidade; responsabilidade social; democratização; valorização dos relacionamentos; relevância das contrapartidas; potencial de satisfação dos turistas e munícipes; criatividade/originalidade; sustentabilidade e acessibilidade e datas que não contenham feriados, para incentivar o fluxo na sazonalidade.

A Setur ainda reforça que a seleção de um evento não implica, obrigatoriamente, em cessão de apoio financeiro. Além de integrar oficialmente o Calendário Turístico da cidade, os selecionados terão seus eventos divulgados pela Setur, mídia impressa, release de comunicação e redes sociais.

Todo o processo seletivo, que conta com análise, seleção e validação, é de responsabilidade da Secretaria de Turismo de Ubatuba.

/* * VLibras */