XII Festival da Mata Atlântica mobiliza dezenas de pessoas na primeira semana

O XII Festival da Mata Atlântica de Ubatuba e IX Semana do Mar contam com uma extensa programação até o dia 10 de junho. O cronograma teve início no último dia 22, e contou com diversas ações, entre palestras, limpezas de praias, plantio de mudas, cinema ao ar livre e visitações.

Na primeira semana do Festival, como parte da programação, foi realizada uma ação de limpeza na Praia do Cruzeiro, com a participação de alunos da EE Capitão Deolindo de Oliveira Santos. Segundo Natalia Dela Fina do Instituto Argonauta, em aproximadamente uma hora os participantes coletaram 72,355 kg de resíduos no local. Entre os materiais recolhidos, a maior quantidade foi de plástico que corresponde cerca de 60% dos resíduos.

Nesta primeira semana também houve o plantio de cerca de 40 mudas de espécies de restinga na Praia da Lagoinha, com a presença de alunos, pais e professores da Escola Waldorf Jardim Primavera.

Além dessas ações com resultados quantitativos, diversas outras atividades foram realizadas durante esses primeiros dias de festival, que é uma realização conjunta da Prefeitura de Ubatuba, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação, Fundação Projeto Tamar, Instituto Argonauta, Aquário e Tamoio de Ubatuba, e conta com o apoio de voluntários.

Todo o cronograma será híbrido, de forma presencial e online, em diversos espaços e horários. Durante todos os dias serão realizadas palestras, oficinas, mesas redondas, exposições, atividades de campo, entre outras atrações culturais. A programação completa por ser conferida AQUI.