Poder Executivo Municipal

Ubatuba se destaca na entrega de materiais recolhidos do mar em todo litoral paulista

Ubatuba se destaca na entrega de materiais recolhidos do mar em todo litoral paulista

Ubatuba é destaque entre as cidades do litoral paulista que participam do PSA Projeto Mar sem Lixo, que incentiva os pescadores a recolherem resíduos sólidos no ambiente marinho, dentro do território das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAs Marinhas) do Estado e reconhece o serviço prestado por esses profissionais por meio de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

A cidade faz desse projeto-piloto desde junho de 2022 e, agora oficializado, conta com 34 pescadores cadastrados. De acordo com o relatório dos resultados finais, a “Capital do Surfe” foi o município que apresentou a maior porcentagem de resíduos aptos para reciclagem, com um total de 10% (98,4 kg de resíduos potencialmente recicláveis).

O relatório ainda aponta que o Ponto de Recebimento de Resíduos do Mar (PRRM) de Ubatuba é o que mais recolheu material ao longo do projeto e quase obteve o maior número de entregas em todos os meses, com exceção do mês de setembro.

A quantidade de lixo no mar em relação à pesca de camarão é de, aproximadamente, 47 kg de camarão para 1 kg de lixo. Outra forma de interpretar os dados é considerar a porcentagem de lixo em relação à massa total de pescado e lixo que, nesse caso, corresponde a 2,07%.

Protagonistas

Muitos pescadores já fazem esse trabalho de coleta por conta própria, mas o programa tem cadastrado e remunerado a retirada de resíduos do mar. Principalmente os que trabalham com arrasto de camarão, quando passam a rede, recolhem muito material que, com o projeto, é levado para os Pontos de Recebimento. Após pesados, recebem a destinação correta em parceria com as Cooperativas de Reciclagem.

“Essa é uma demanda antiga dos pescadores aqui do município e é uma vitória deles junto à Fundação Florestal. É importante preservar o meio ambiente para manter o recurso pesqueiro. Assim, o projeto valoriza e reconhece esse trabalho, incentiva outros pescadores e promove educação ambiental”, destacou a secretária de Pesca e Agricultura, Márcia Rangel.

Oficialização

Após um ano de realização, o PSA Projeto Mar sem Lixo encerrou sua fase piloto nesse mês de janeiro, passando a ser oficializado com base nas análises positivas que constam no relatório de resultados finais, elaborado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP).

O Programa é realizado pela Fundação Florestal (FF), da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, em parceria com prefeituras municipais do litoral paulista e forte engajamento de pescadores artesanais de arrasto de camarão.

A avaliação demeio termo do Projeto PSA Mar sem Lixo – Fase 1 foi realizada com base na coleta de materiais em reuniões com participação dos pescadores cadastrados, cooperativas e prefeituras. Em Ubatuba, elas aconteceram em fevereiro do ano passado.

Reciclagem na prática

Atualmente, as cooperativas parceiras do projeto coletam os resíduos dos PRRM juntamente aos demais resíduos da cidade. Em Ubatuba, a instituição que desenvolve esse trabalho é a Cooperativa Coco & Cia.

Ainda nas pesquisas elaboradas para o relatório, a cooperativa apontou que é possível perceber algumas características comuns aos resíduos retirados do mar durante a triagem: eles costumam ser mais ressecados e quebradiços que os das coletas de fonte terrestre. Contudo, isto não interfere no aproveitamento do material e trabalho das cooperativas.

Cooperativas de Reciclagem Parceiras do Projeto

Ubatuba Coco & Cia (https://cocoecia.eco.br/)
O que recicla Vidro; Papel; Papelão; Isopor; Alumínio; Ferro; Latinha; Plástico
O que não recicla Porcelana; Pneu; Plásticos sujos; Lâmpadas; Papel Laminado; Papel sujo ou engordurado; Madeira; Chinelo e Tênis; Roupas

 

 

/* * VLibras */